Política

Quinze mulheres são homenageadas com Diploma Mulher Cidadã em Pouso Alegre

A vereadora Lívia Macedo escolheu homenagear a Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência; veja a lista das personalidades homenageadas.

Iago Almeida / 27 março 2026
Quinze mulheres são homenageadas com Diploma Mulher Cidadã em Pouso Alegre

Foto: Divulgação Câmara

A Câmara de Pouso Alegre realizou, nesta quinta-feira (26/3), uma sessão especial para a entrega do ‘Diploma Mulher Cidadã’. Ao todo, os vereadores indicaram 16 homenageadas, entre 15 mulheres e uma organização.

O Coral do Centro de Ensino Integral Artístico Municipal (CEIAM) fez uma apresentação artística na abertura da cerimônia, que contou com a participação de todos os vereadores e de diversas autoridades, incluindo Jaqueline Costa, secretária municipal de Comunicação Social, Lazer e Turismo, que representou o prefeito Coronel Dimas.

Durante a sessão, foi exibido um vídeo sobre os desafios enfrentados pelas mulheres e sobre as ações que a Câmara realizou para melhorar essa realidade. O Presidente da Casa, vereador Oliveira, pediu um minuto de silêncio para as vítimas de feminicídio.

“Esse título é uma forma de dizer às mulheres: nós vemos vocês, reconhecemos suas lutas e valorizamos suas conquistas. Como Presidente da Câmara, reafirmo nosso compromisso com a construção de políticas públicas que garantam mais igualdade, respeito e oportunidade às mulheres”, afirmou o presidente.

A homenageada da Mesa Diretora, Thaís Oliveira Ribeiro, foi quem falou em nome das homenageadas. “A coragem de uma mulher pode transformar a realidade de muitas outras e é isso que vejo nas homenageadas de hoje, mulheres que perceberam necessidades reais a sua volta e decidiram agir. Cada uma, à sua maneira, escreveu um capítulo bonito da nossa cidade. Por isso, muito obrigada à Câmara Municipal”, afirmou.

“Hoje, conhecemos histórias de mulheres que fazem a diferença na sociedade. Muitas das mulheres homenageadas têm um trabalho fundamental: o do cuidado. Esse trabalho não deveria estar apenas nas costas das mulheres. Mas o que chama a atenção é que, apesar disso, elas conseguem contribuir muito com a sociedade. Isso é muito bonito de se ver”, disse a vereadora Lívia Macedo, que falou em nome dos parlamentares.

Esse título, criado em 2011, homenageia mulheres ou instituições que tenham contribuído para a defesa dos direitos e para a cidadania da mulher, ou que trabalhem para a transformação social.

Neste ano, foram homenageadas:

  • Mesa Diretora: Thaís Oliveira Ribeiro;
  • Vereador Oliveira (Presidente da Câmara): Raffaella Cristina Ferreira Vilela de Paula Valácio;
  • Vereador Odair Quincote: Fernanda Célia Ribeiro de Oliveira;
  • Vereador Davi Andrade: Benedita Luiza Sandoval Mendes;
  • Vereador Delegado Renato Gavião: Laís Veiga Caetano Pires;
  • Vereador Miguel Tomatinho do Hospital: Cleide dos Reis Mendonça;
  • Vereador Dionísio Pereira: Rosana Aparecida Borges de Carvalho;
  • Vereador Dr. Edson: Maria Elisângela dos Santos Galvão Santana;
  • Vereador Elizelto Guido: Ellen Silveira Faria Tiburzio;
  • Vereador Ely da Autopeças: Maria José da Rocha Oliveira;
  • Vereador Fred Coutinho: Maria Lúcia Correia Silva Felício;
  • Vereador Hélio Carlos de Oliveira: Michelle Cristina de Lima Amaro;
  • Vereador Israel Russo: Lenise Magalhães Ribeiro;
  • Vereador Leandro Morais: Leticia Marques Loto;
  • Vereadora Lívia Macedo: Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência;
  • Vereador Rogerinho da Policlínica: Marister Ribeiro da Cruz.

Mais Lidas