
Foto enviada ao Terra do Mandu
A Banda de Marchinhas Energia Tropical, patrimônio cultural imaterial registrado do município, abre o Carnaval Viva Heliodora 2026 e puxa os foliões para a avenida, marcando o início da festa planejada para quem gosta de carnaval na rua, para todas as idades e em clima de celebração.
Com trajetória iniciada na década de 1970, a Energia Tropical se apresenta nos três primeiros dias do Carnaval e dá o tom da folia ao desfile do Bloco Eu Amo Heliodora, que volta a reunir moradores e visitantes em um cortejo marcado pela participação popular e pelo orgulho da cidade.
O Carnaval Viva Heliodora 2026 é viabilizado com o patrocínio da CEMIG, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Conta com o apoio da Prefeitura de Heliodora e da Diretoria Municipal de Cultura e Turismo, gestão da Espaço Ampliar – Assessoria, Projetos e Eventos, e realização de Raquel Quintão, da Secult e do Governo de Minas — aqui o trem prospera.
Pensado para diferentes idades, o carnaval reforça em 2026 a presença das crianças, com bloquinhos, matinês, brinquedos infláveis, distribuição de picolés, banho de espuma e a brincadeira das cores, uma das atividades mais aguardadas da programação.
A agenda inclui ainda uma oficina com alunos de instrumentos de sopro do projeto Banda Municipal Lira Santa Isabel, além de DJ, ampliando os horários da festa e permitindo que o público escolha como e quando participar. Ao longo dos quatro dias, a avenida se consolida como espaço de convivência, onde tradição, música e participação popular se encontram.

Foto enviada ao Terra do Mandu
Energia do carnaval
Como uma das maiores incentivadoras da cultura em Minas Gerais, a Cemig está presente em todas as edições do Carnaval da Liberdade, desde a primeira, patrocinando iniciativas em diversas cidades mineiras de diferentes regiões do estado.
Ao longo dos últimos anos, a companhia já destinou, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, mais de R$22 milhões, beneficiando mais de 120 atrações culturais ligadas ao carnaval.
“Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação. Apoiar iniciativas como essa reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos”, cita a Cemig, em nota para imprensa.

Foto enviada ao Terra do Mandu
Serviço
- Carnaval Viva Heliodora 2026
- Dias 14, 15, 16 e 17 de fevereiro
- Avenida Alvarenga Peixoto (em frente a Matriz)
- Saiba mais no perfil @ampliarprodutora

Foto enviada ao Terra do Mandu
Programação completa
Sábado, 14 de fevereiro
- 21h – Banda de Marchinhas Energia Tropical (patrimônio cultural imaterial registrado de Heliodora)
- 22h – Desfile do Bloco Eu Amo Heliodora (ao som da banda de marchinhas)
- 23h30 – Banda show regional WV2
- 2h – DJ
Domingo, 15 de fevereiro
- 13h – Bloquinho da Alegria (matinê ao ar livre com a presença de brinquedos infláveis gigantes gratuitos e distribuição gratuita de picolés)
- 16h30 – Banda regional de pagode Pura Resenha
- 20h30 – Banda de Marchinhas Energia Tropical (patrimônio cultural imaterial registrado de Heliodora)
- 23h – DJ
Segunda-feira, 16 de fevereiro
- 20h30 – Oficina com os alunos de instrumentos de sopro (projeto Banda Municipal Lira Santa Isabel)
- 21h – Banda de Marchinhas Energia Tropical (patrimônio cultural imaterial registrado de Heliodora)
- 23h – Cantora regional Manu Rosa
- 1h – DJ
Terça-feira, 17 de fevereiro
- 14h – Matinê ao ar livre com brincadeira de espuma e água, com distribuição gratuita de confete para as crianças
- 17h – Apresentação musical com banda show regional Lary Kay e brincadeira das cores