IPVA vence nesta semana e Governo de MG alerta contra golpes

Confira escala de pagamento do IPVA e plataformas oficiais para não cair em golpes. Veículos com 20 anos ou mais estão isentos do imposto.

Nayara Andery / 10 fevereiro 2026

O vencimento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é entre esta segunda (9/2) e sexta-feira (13/2). A tabela é pelo número final da placa do veículo. É a primeira vez que veículos com 20 anos ou mais ficam isentos do IPVA em todo o Brasil.

O Governo de Minas Gerais alerta para golpes que usam o termo IPVA sites falsos, mensagens e outros formatos, para estelionato.

A consulta, emissão de guia para pagamento e geração do código PIX para pagar o IPVA é apenas pelos três canais exclusivos. Eles são o site oficial da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF-MG) fazenda.mg.gov.br (link aqui),  telefone LIGMINAS 155 e aplicativo MGAPP.

Basta informar o número do Renavam do veículo. O pagamento à vista tem 3% de desconto, cumulativo com mais 3% se o proprietário estiver selecionado no programa Bom Pagador.

O IPVA também pode ser pago à vista em três parcelas. A data da primeira parcela ou pagamento à vista é de 9 a 13 de fevereiro. A segunda parcela vence entre 9 e 13 de março e a terceira é de 9 a 15 de abril, dependendo do final da placa.

A isenção do pagamento do imposto para veículos com 20 anos ou mais está em vigor desde dezembro. Ela foi aprovada pelo Congresso, pela Emenda Constitucional 137. Atenção, a isenção é válida somente para o IPVA e  o proprietário do veículo tem que pagar a Taxa de Licenciamento.

A Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV) em 2026 é de R$ 35,62. O prazo de vencimento é em 31 de março.

Confira a escala de pagamento do IPVA

Placas final 1 e 2 – cota única e 1ª parcela vencem em 9 de fevereiro, segunda parcela em 9 de março e terceira parcela em 9 de abril.
Placas final 3 e 4 – cota única e 1ª parcela vencem em 10 de fevereiro, segunda parcela em 10 de março e terceira parcela em 10 de abril.
Placas final 5 e 6 – cota única e 1ª parcela vencem em 11 de fevereiro, segunda parcela em 11 de março e terceira parcela em 13 de abril.
Placas final 7 e 8 – cota única e 1ª parcela vencem em 12 de fevereiro, segunda parcela em 12 de março e terceira parcela em 14 de abril.
Placas final 9 e 0 – cota única e 1ª parcela vencem em 13 de fevereiro, segunda parcela em 13 de março e terceira parcela em 13 de abril.

O IPVA e da TRLAV podem ser pagos via Pix, internet banking, Documento de Arrecadação Estadual (DAE) e nos terminais de autoatendimento ou guichês do Bradesco, SICOOB, Mercantil, CAIXA, Casas Lotéricas, Banco do Brasil, Mais BB, Itaú e Santander. Em todos os casos é preciso informar o número do Renavam.

Para pagar via PIX é preciso emitir o DAE, que tem o QR Code do PIX. O documento é emitido apenas no site oficial da SEF-MG. Antes de finalizar o pagamento confira se o beneficiário do PIX é o Estado de Minas Gerais. Deve aparecer o CNPJ18.715.615/0001-60 e bancos emissores Itaú e Santander.

A multa por atraso no pagamento do IPVA é de 0,3% ao dia até o 30º dia e de 20% após essa data. Também são inclusos juros da Taxa Referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic).

Caso o contribuinte atrase o pagamento da TRLAV, a multa é de 0,15% ao dia até 30º (trigésimo) dia; de 9% do 31º até o 60º dia e de 12% a partir do 61º dia. E tem incidência de juros da Taxa Referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic).

Mais Lidas