Polícia

Cemig nega risco após ‘gambiarra’ flagrada em poste quebrado em Pouso Alegre

Terra do Mandu flagrou o poste amarrado na Avenida Porfírio Ribeiro de Andrade. Cemig diz que "postes provisoriamente apoiados por estruturas de madeira são totalmente seguros e apresentam resistência"

Iago Almeida / 06 fevereiro 2026
Cemig nega risco após 'gambiarra' flagrada em poste quebrado em Pouso Alegre

Foto: Iago Almeida/Terra do Mandu

O Terra do Mandu flagrou nesta semana, uma ‘gambiarra’ feira para segurar um poste quebrado na Avenida Porfírio Ribeiro de Andrade, em Pouso Alegre, no Sul de Minas. As imagens mostram o poste amarrado com fitas, em um tronco de madeira e com dois cones do lado.

A funcionária de um estabelecimento ao lado disse que o poste está quebrado há cinco meses. Por meio de nota, a Cemig disse que os danos observados na estrutura foram provocados pela colisão de um veículo de grande porte, no caso, um caminhão.

Ainda na nota, a Cemig disse que o poste não oferece riscos à população. A empresa informou que realizou um arranjo provisório com o objetivo de minimizar os impactos aos clientes atendidos neste circuito.

Questionada sobre a segurança, a Cemig citou que “postes provisoriamente apoiados por estruturas de madeira são totalmente seguros e apresentam resistência compatível com as estruturas convencionais”.

Sem dar uma previsão, a Cemig informou que esses casos sempre contam com programação para a substituição definitiva do equipamento. O poste fica muito perto de uma faixa elevada, onde idosos e crianças atravessam, principalmente para ir às escolas ao entorno.

Mas, que a substituição desse poste exige uma programação técnica mais complexa, que será realizada no momento mais adequado, de forma a minimizar impactos ao trânsito de veículos e aos clientes dessa região da cidade.

O Terra do Mandu também procurou a Prefeitura de Pouso Alegre, que não retornou.

Cemig nega risco após 'gambiarra' flagrada em poste quebrado em Pouso Alegre

Foto: Iago Almeida/Terra do Mandu

Confira a nota da Cemig, na íntegra:

A Cemig informa que o poste instalado na Avenida Porfírio Ribeiro de Andrade, em Pouso Alegre, não oferece riscos à população.

Os danos observados na estrutura foram provocados pela colisão de um veículo de grande porte. Diante da situação, a empresa realizou um arranjo provisório com o objetivo de minimizar os impactos aos clientes atendidos neste circuito.

A companhia esclarece que postes provisoriamente apoiados por estruturas de madeira são totalmente seguros e apresentam resistência compatível com as estruturas convencionais. Ainda assim, a Cemig reforça que esses casos sempre contam com programação para a substituição definitiva do equipamento.

A substituição desse poste exige uma programação técnica mais complexa, que será realizada no momento mais adequado, de forma a minimizar impactos ao trânsito de veículos e aos clientes dessa região da cidade.

Mais Lidas