Ícone do site Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Comerciante Antônio Willy Andare, da Casa Andare, morre aos 89 anos

Antônio Willy Andare e a esposa Maria Acácia celebrando 50 anos de união, em 2008. Foto: Arquivo de família

Pouso Alegre perde um dos seus comerciantes mais importantes. Faleceu nesta quarta-feira (4/2), aos 89 anos, Antônio Willy Andare, da Casa Andare, loja que faz parte da história da cidade.

Nascido em Santa Rita do Sapucaí, Willy, como era conhecido, se mudou para Pouso Alegre onde se formou no comércio local junto com os tios e irmãos. Descendentes de libanês, a família contribuiu para o progresso da cidade. Foi sócio da Casa Andare e fundou a loja Dom Nery.

O velório é realizado na funerária Santa Edwiges. O sepultamento está marcado para às 16h, no Cemitério Municipal de Pouso Alegre.

Antônio Andare deixa a esposa Maria Acácia Magalhães Andare, com quem teve os Genice, Valéria, Luiz Antônio e Renata. Ele tinha seis netos.

Sobre a Casa Andare

Casa Andare completou 100 anos em Pouso Alegre em 2020. Imagem: Arquivo

A Casa Andare, instalada na Avenida Doutor Lisboa, no prédio onde atualmente abriga o Magazine Luiza, foi um marco no comércio local e regional. Na loja era possível comprar artigos e confecções variados, nacionais e importados.

Criada pelos irmãos Pedro e João Andare, primogênitos do casal libanês João e Rosa Andare, mais tarde recebeu como sócios os irmãos Antônio Willy Andare, José Andare e a irmã Maria Nagib.

Antônio Andare foi um dos fundadores da Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre (Acipa) e do Clube de Campo de Pouso Alegre.

Em 2020, a Casa Andare recebeu uma homenagem na Câmara Municipal pelos 100 anos de história. Atualmente, a loja está instalada na Avenida Perimetral e é dedicada a comercialização de móveis para escritório.

Antônio Andare em homenagem na Câmara aos 100 anos da Casa Andare. Imagem: Arquivo CMPA

Sair da versão mobile