A Vigilância Sanitária interditou uma loja de roupas por vender ilegalmente canetas emagrecedoras, em Pouso Alegre, nesta terça-feira (27/1). O proprietário da empresa foi encaminhado para a Polícia Civil e preso em seguida.
Uma denúncia levou a fiscalização até a loja, na Rua Adolfo Olinto, no Centro. Frascos do medicamento Tirzepatida, com origem do Paraguai, foram encontrados dentro da loja.
O produto sem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é proibido no Brasil. Devido à irregularidade, a loja teve interdição imediata e apreensão dos medicamentos, conforme a legislação sanitária.
A prefeitura destaca que vender, armazenar ou distribuir medicamentos sem registro na Anvisa, principalmente em lojas sem autorização sanitária para atividades relacionadas à saúde, é infração sanitária grave. Essa ação representa risco à saúde pública. Ela acrescenta o alerta em nota.
“O consumidor que adquire essas canetas de forma irregular corre o risco de utilizar um produto que chegou ao país sem a devida refrigeração e sem condições adequadas de uso. Tais substâncias podem não apresentar os efeitos esperados ou ainda causar danos à saúde.
Para a Sociedade Brasileira de Endocrinologia, o tratamento com canetas emagrecedoras é um divisor de águas no combate à diabetes e à obesidade. No entanto, os medicamentos devem ser produzidos por laboratórios autorizados pela Anvisa e passar por diversos testes de qualidade e pureza antes de serem comercializados”.
Polícia Civil investiga a loja
A Polícia Civil abriu investigação e vai apurar os fatos. A instituição afirma que o empresário preso é suspeito de vender medicamento emagrecedor falsificado ou adulterado.
A prisão em flagrante foi ratificada. O empresário foi levado para o Presídio de Pouso Alegre. Ele está à disposição da justiça.
De acordo com a PCMG, ele cometeu crime relacionado à falsificação, adulteração ou alteração de produtos destinados a fins terapêuticos ou medicinais, previsto no artigo 273 do Código Penal.
Medicamentos conhecidos como canetas emagrecedoras foram apreendidos em loja por não serem registrados na Anvisa. Imagem prefeitura.
Vigilância Sanitária interdita loja que vendia caneta emagrecedora em Pouso Alegre. Imagem prefeitura.

