Ícone do site Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Alerta de temporais no Sul de Minas: veja a previsão completa para o fim de semana

Chuva persiste no Sul de Minas e INMET emite alerta laranja para o fim de semana

Esta sexta-feira (23/1) e o fim de semana no Sul de Minas serão marcados pela continuidade do tempo instável. Depois de vários dias de céu encoberto e chuva persistente, a região segue sob influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul, que começa a perder força nesta sexta-feira, mas ainda mantém as instabilidades atuando sobre o estado.

Com essa mudança no padrão atmosférico, o Instituto Nacional de Meteorologia elevou o alerta para laranja no extremo Sul de Minas, indicando risco de temporais até 23h59 deste sábado (24). Mesmo com períodos de chuva aparentemente fraca, os volumes acumulados ao longo da semana foram expressivos, deixando o solo saturado e aumentando o risco de alagamentos e deslizamentos de terra em toda a região.

No sábado (24), a chuva ocorre de forma mais isolada, mas ainda pode registrar volumes entre 20 e 40 milímetros em alguns pontos do Sul de Minas. Já no domingo, o cenário exige ainda mais atenção, especialmente nas áreas mais elevadas e próximas à região da Tríplice Divisa, com possibilidade de chuva forte, volumes elevados e até ocorrência de granizo de forma pontual.

Ao longo do fim de semana, o tempo segue predominantemente nublado, com poucas aberturas de sol. As temperaturas permanecem amenas, sem previsão de aquecimento significativo, com mínimas entre 15°C e 18°C e máximas que variam entre 22°C e 24°C. O destaque segue sendo a chuva e os impactos associados ao excesso de umidade.

Sair da versão mobile