
Escola Estadual Dr. Custódio Ribeiro de Miranda será transformada em Centro de Educação Infantil Municipal. Imagem Terra do Mandu.
A Escola Estadual Prefeito Custódio Ribeiro de Miranda será derrubada para construção da nova sede do Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Maria Grafira Nunes Saponara, em Pouso Alegre. O prédio estadual desativado desde 2020 passou por incêndio, vandalismo e teve salas transformadas em casa após invasão.
A construção perdeu parte do telhado, teve estrutura e mobiliário destruídos e documentos abandonados e espalhados por toda parte. Desde o início de 2025, o Terra do Mandu mostra a situação do local, que foi transferido do Governo de Minas Gerais para a prefeitura.
A previsão do Poder Executivo é que a nova escola esteja em funcionamento entre o final de 2027 e começo de 2028. Atualmente, o CEIM Maria Grafira funciona na sede do Curso Municipal Pré-Vestibular e Pré-Enem, no Nova Pouso Alegre. Um prédio com escadas, por isso não está 100% ocupado com salas de aula de ensino infantil.
De acordo com a prefeitura, a nova sede com 3.541 metros quadrados permitirá um salto na qualidade do atendimento oferecido às crianças.
“A mudança é uma resposta direta à necessidade de ampliação e modernização da infraestrutura”, cita a prefeitura. Em 2025, o CEIM Maria Grafira acolheu 246 alunos, do Maternal I (2 anos) ao Pré II (5 anos) em período integral.
O local da nova sede fica a 850 metros da atual sede na Praça Dr. Alcídes Mosconi, o que permite que seja um local próximo do atual, para estudantes e pais. ando uma estrutura de ponta à proximidade que a comunidade já conhece.
Diferenciais da nova escola
A nova sede terá salas adaptadas específicas para Maternal e turmas de Pré; ampla área externa com pátios lúdicos e áreas de lazer; refeitório e salas de estimulação motora própria para o período integral.
De acordo com a prefeitura, “com a nova sede, o Maria Grafira terá capacidade para oferecer um ambiente de excelência para os alunos que iniciam o ano letivo de 2026”. O prazo para conclusão das obras e início da aulas no local ainda não foram informados.
Para a Secretária Municipal de Educação, professora Suelene Marcondes, lembra o quanto a comunidade gosta desse local. “Mas também sabemos que nossos pequenos merecem um espaço que acompanhe o ritmo do aprendizado deles. Vamos construir uma escola com toda a estrutura moderna que a educação infantil exige.”
O diretor do CEIM, Antônio Galvão Moreira, destaca que “hoje o espaço (do CEIM) é limitado, mas o sonho dos nossos alunos sempre foi grande. Para os pais, isso significa mais segurança, acessibilidade e um ambiente pensado exclusivamente para o desenvolvimento motor e pedagógico dos seus filhos”.
Escola pública desativada é invadida e vira ‘casa’ de pessoas em situação de rua