Pouso Alegre registra recorde histórico de abertura de empresas em 2025. O município tem 23.937 empresas ativas, sendo 14.974 empresários individuais, 8.654 Sociedades Limitadas, 241 Sociedades Anônimas e 27 Cooperativas, o que demonstra a diversidade e a solidez do ambiente de negócios do município.
Depois de oito anos e meio na mesma empresa, como funcionário, Ailton Oliveira acabou demitido. Isso o motivou a empreender. Ele aproveitou o curso técnico que concluiu no IFSULDEMINAS para abrir sua própria empresa em Pouso Alegre (MG), onde mora há nove anos.
“Estou assustado, mas positivamente. Comecei agora e confesso que não estou dando conta da demanda. Por conta do curso técnico em refrigeração e climatização industrial, tenho muitos clientes desde outubro de 2025. Me formei em dezembro e abri minha empresa em janeiro de 2026.”, comemora.
Ele sente o quanto o mercado do município está aquecido para quem sabe aproveitar as oportunidades. “Quantas pessoas que não conhecem Pouso Alegre falam ah, você está morando no interior. Sim, uma cidade que me apaixonei, gosto da cidade e não tem a agitação da região metropolitana.”
Criação e expansão de empresas em Pouso Alegre é crescente
De janeiro a novembro de 2025, cerca de 120,5 mil empresas foram abertas em Minas Gerais. Dessas, 4.757 estão em Pouso Alegre. O crescimento é de 9% comparado a 2024, quando foram registradas 4.358 aberturas no município.
O avanço é ainda mais expressivo ao comparar com anos anteriores. Em 2022, o município contabilizou 3.645 novas empresas e, em 2023, 4.054. Os números evidenciam um ciclo contínuo de expansão da atividade econômica local.
A desburocratização para abertura de empresas atrai ainda mais os empresários. O secretário de Desenvolvimento Econômico, José Carlos Costa diz que o tempo médio de abertura de empresas no município é de cerca de 23 horas, com avanços significativos na simplificação e digitalização dos processos.
Esse progresso é Lei Municipal de Liberdade Econômica, criada pelo projeto da prefeitura aprovado na Câmara no fim de 2025. O objetivo é fazer com que o processo de abertura, funcionamento e encerramento de empresas seja mais simples e eficiente.
Com o aumento de empresas abertas, mais vagas de emprego surgem. Pouso Alegre hoje é a cidade mais empregadora do sul de Minas.
Mas, há preocupação com mobilidade urbana, infraestrutura e principalmente moradias, com o aumento no número de moradores, veículos, crianças. Costa enfatiza que o município tem investido em Unidades Básicas de Saúde, mobilidade urbana, creches e moradias.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Carlos Costa, o desempenho reflete um conjunto de fatores positivos, que demonstram a confiança dos empreendedores no cenário econômico local.
“Temos uma cidade em situação de pleno emprego, inflação controlada e avanços significativos na simplificação e digitalização dos processos, com tempo médio de abertura de empresas em cerca de 23 horas. Isso cria um ambiente favorável para quem deseja investir e empreender”, destacou.

