Um temporal causou estragos, pontos de alagamento e queda de árvores em Pouso Alegre, no Sul de Minas, na tarde desta quinta-feira (15/1). Vários bairros registraram alagamento, como São Geraldo, Foch 2, Faisqueira, Área Central, Santa Rita, São Carlos, Árvore Grande, Jardim Olímpico e Costa Rios.
De acordo com a Prefeitura, equipes de Defesa Civil estão em alerta e atuando nas ocorrências. Ainda segundo o Executivo, apesar da intensidade do volume hídrico, o sistema de drenagem respondeu positivamente na maior parte da cidade.
“Nos bairros São Geraldo, Foch 2, Faisqueira, Área Central, Santa Rita e Costa Rios, as águas escoaram em aproximadamente 10 minutos após o pico da chuva”, disse a nota da Prefeitura.
Moto em meio ao alagamento no bairro Árvore Grande
Vídeos enviados por um leitor mostram alagamento em frente academias na Avenida Porfírio Ribeiro de Andrade, no bairro Fátima. Um outro vídeo mostra uma cascata de barro e água caindo em um trecho do bairro Faisqueira.
Foto mostra cascata de barro e água caindo em um trecho do bairro Faisqueira
Foto mostra alagamento em frente academias na Avenida Porfírio Ribeiro de Andrade, no bairro Fátima
Houve queda de árvore no bairro Foch, que caiu em cima de uma residência. Equipes da Prefeitura foram ao local para corte e retirada das árvores. Uma casa ficou alagada também no bairro rural do Pantano. Ainda não há informações sobre desalojados e desabrigados, ou de vítimas.
Árvore cai em residência no bairro Foch
Árvore cai na MG-290
Uma árvore grande também caiu na rodovia MG-290, em trecho que liga Borda da Mata e Pouso Alegre, próximo a entrada do bairro rural Pantano. Segundo a EPR Sul de Minas, a árvore caiu por volta de 15h25, no KM 8.
A concessionária acionou viatura de inspeção, guincho leve e equipe de conservação para realizar a remoção da árvore e limpeza do local. O tráfego está com interdição parcial e com lentidão.
“A EPR Sul de Minas reforça seu compromisso com a segurança viária e orienta os motoristas a redobrarem a atenção à sinalização e, se possível, a reprogramarem a viagem. O telefone 0800 290 0459 funciona 24 horas”, disse a concessionária.
Foto: Redes sociais
Foto: EPR Sul de Minas
Garoto desaparece em tubulação
Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar realizam buscas após o desaparecimento de um garoto de 7 anos em Pouso Alegre. O incidente aconteceu na tarde desta quinta-feira (15/1). O Terra do Mandu está no local.
Imagens de câmeras de segurança mostram quando o menino está coberto pela água no córrego que corta o terreno da Mina do João Paulo, perto da Câmara. Em seguida ele é engolido pela tubulação e desaparece.
Até o momento ele não foi localizado. Bombeiros e mais órgãos realizam buscas em tubulações e bueiros. Outros dois garotos de 10 anos, que também foram arrastados pela enxurrada, foram encontrados pelos Bombeiros. Veja informações preliminares:
Previsão do tempo aponta mais chuvas
Chuvas intensas marcaram a quinta-feira no Sul de Minas, com acumulados superiores a 30 milímetros em menos de duas horas em diversos municípios. A instabilidade continua e há risco de novos temporais entre a noite desta quinta e a sexta-feira (16).
O Instituto Nacional de Meteorologia mantém alerta válido até 23h59 de sexta, com previsão de chuva de até 30 milímetros por hora, acumulados diários que podem chegar a 50 milímetros, rajadas de vento entre 40 e 60 km por hora e risco baixo de granizo em pontos isolados.
A situação preocupa por causa do solo já saturado pelas chuvas dos últimos dias, o que eleva o risco de alagamentos e enxurradas. A Defesa Civil alerta para o risco de inundação e alagamento brusco em córregos e canais do município de Pouso Alegre, especialmente durante episódios de chuva intensa.
Para a sexta-feira, a previsão indica redução da chuva em parte de Minas Gerais, mas o extremo Sul do estado segue em atenção. Regiões como Poços de Caldas, Ouro Fino, Jacutinga, Monte Sião e Andradas podem registrar chuva forte e volumosa, principalmente entre o fim da tarde e a noite, com volumes que podem se aproximar de 30 milímetros por hora. Em Pouso Alegre, a previsão aponta chuva entre 10 e 12 milímetros, com mínima de 18 graus e máxima de 26 graus.
