Menino desaparece após ser sugado por tubulação durante temporal em Pouso Alegre

Três crianças brincavam em córrego que transbordou durante temporal. Vizinho socorreu garoto no córrego, mas um de 7 anos foi levado pela correnteza.

Nayara Andery / 15 janeiro 2026

Um menino, de cerca de 7 anos, está desaparecido após ser engolido pela tubulação de um córrego, durante temporal em Pouso Alegre. O caso aconteceu por volta de 15h30 desta quinta-feira (15/1). Três garotos brincavam no córrego, quando começou a chuva e o local transbordou.

O Terra do Mandu está no local acompanhando as buscas realizadas por Bombeiros, Polícia Militar e Defesa Civil. O córrego corta o terreno da Mina do João Paulo, perto da Câmara Municipal, no bairro João Paulo II.

Bombeiros relataram ao repórter Magson Gomes, que um dos três garotos teria ficado preso e foi levado pela enxurrada para a tubulação de água. Ao todo dois deles, foram arrastados pela água. O terceiro pediu socorro.

Um vizinho da mina viu o garoto coberto pela água, em imagens de uma câmera de segurança e foi para o local. Ele conseguiu salvar esse menino, mas o outro foi levado pela enxurrada.

A imagem mostra momentos do salvamento de um dos meninos. Até o fechamento desta reportagem, o garoto levado pela enxurrada não foi localizado. As instituições de segurança continuam as buscas.

Tenente Dionísio Correia, da Polícia Militar conversou com os garotos que pediram socorro. “A gente deparou com duas crianças molhadas de frio, pedindo ajuda. E a gente soube que foram resgatadas por um vizinho que viu eles pedindo ajuda.”

Informações iniciais repassadas à PM citam que as três crianças brincavam na enxurrada, quando o fluxo de água aumentou consideravelmente, fazendo com que ficassem ilhadas. Nesse momento um dos meninos foi puxado pela correnteza.

Esse menino continua desaparecido e terá a identidade preservada. A PM acredita que ele está preso em uma das galerias pluviais, que correm em direção ao rio.

Os outros dois meninos, o que pediu ajuda e resgatado, têm 10 anos. De acordo com a PM um deles é irmão do que está desaparecido. A família foi acionada.

Bombeiros fazem as buscas em todos os pontos de bueiros e sistemas de tubulação. Imagens registradas pelo Terra do Mandu mostram o momento que bombeiros abrem tampas de bueiros de galeriais pluviais

Tenente Dionísio faz um alerta à população. “Tem que tomar cuidado com essas galerias de rede pluvial que choveu muito agora na cidade e a água desceu muito.”

A prefeitura divulgou nota em que destaca que os trabalhos do município estão concentrados exclusivamente no resgate dessa criança.

“A administração municipal reafirma que a ocorrência é tratada como prioridade máxima absoluta e detalha as ações em curso:

• Mobilização de resgate: A Secretaria de Segurança Pública, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar comandam as buscas no local.

• Assistência à família: As Secretarias de Políticas Sociais e de Saúde já foram prontamente acionadas e estão se mobilizando para prestar todo o acolhimento, suporte psicológico e social necessário à família.

Neste momento de profunda angústia, a Prefeitura de Pouso Alegre se solidariza com a família e une forças com toda a comunidade em uma corrente de esperança e trabalho incansável pelas buscas.”

Mais Lidas