Como ficaram as mudanças para tirar carteira de motorista através da CNH do Brasil

O aluno pode fazer o curso teórico direto pelo APP do Gov.br e são exigidas apenas duas aulas práticas para o exame de rua. Veja mais no vídeo!

Magson Gomes / 09 janeiro 2026

O processo para tirar a primeira habilitação ou adição de categoria na carteira de motorista está menos burocrático no Brasil, desde que entrou em vigor a nova resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). As alterações foram aprovadas no segundo semestre do ano passado e passaram a valer em dezembro de 2025.

A partir de agora, o aluno pode iniciar o processo para tirar a carteira de motorista através do aplicativo CNH do Brasil. Na aba educação, o candidato faz o seu registro e pode iniciar o curso teórico diretamente pelo APP. Não há mais a carga horária mínima de 45 horas.

Outra mudança significativa é o número de aulas práticas para fazer o exame de rua. Antes eram o mínimo de 20 aulas, com a CNH do Brasil são exigidas apenas duas aulas práticas.

O diretor da Autoescola Sapucaí, Alessandro Lopes, explica como o centro de formação de condutores se adaptou a esse novo processo. A autoescola mantém a opção para os candidatos que querem fazer a revisão do conteúdo teórico em sala de aula.

Gabriela Vitória vai tirar carteira de carro e ainda não sabe dirigir ainda. Por isso, ela acha necessário comprar mais de dez aulas práticas para aprender a comandar o veículo e ter confiança na hora de ir para o exame de rua.

Confira mais detalhes sobre as novidades trazidas pela CNH do Brasil na reportagem acima!

Mais Lidas