
Foto: Corpo de Bombeiros
O Corpo de Bombeiros resgatou o corpo de um homem de 55 anos que morreu ao tentar salvar a filha de um afogamento na cachoeira Poço Paraíso em Passa Quatro, no Sul de Minas. O acidente aconteceu na sexta-feira (26/12).
Segundo os Bombeiros de São Lourenço, a vítima tentou mergulhar para salvar a filha de 13 anos que se desequilibrou e caiu na água. O homem submergiu e não foi mais visto, a adolescente foi retirada da água consciente e orientada por outros banhistas que estavam no local.
As buscas foram iniciadas na tarde do mesmo dia, após deslocamento por trilha de difícil acesso. Uma guarnição com três bombeiros utilizou técnicas de mergulho nas águas da cachoeira, mas não localizou a vítima.
Foto: Corpo de Bombeiros
Os bombeiros retomaram as buscas na manhã de sábado (27/12) e encontraram o corpo a, aproximadamente, oito metros de profundidade. O corpo estava próximo de onde o homem foi visto pela última vez.
A Polícia Civil e a Polícia Militar estiveram no local e após liberação o corpo foi transportado em maca pela trilha até o povoado próximo onde foi deixado aos cuidados da funerária Central de Passa Quatro.
Foto: Corpo de Bombeiros
Foto: Corpo de Bombeiros
Foto: Corpo de Bombeiros
Foto: Corpo de Bombeiros
Morte em cachoeira de Congonhal
Um outro acidente em cachoeira no Sul de Minas, deixou um homem de 46 anos morto. Ele caiu na Cachoeira das 15 Quedas, atração turística de Congonhal. O acidente aconteceu na tarde do Natal (25/12).
O corpo foi localizado na base de um paredão com cerca de 30 metros de altura, em área de difícil acesso. Bombeiros montaram uma rota de rapel para conseguir chegar ao local onde estava a vítima. Ao chegar ao local, foi constatado que o homem estava morto.
Mais acidentes em cachoeiras no Sul de Minas
Esse não é um caso isolado de vítima na mesma cachoeira de Congonhal. Em 2017, o soldado do Exército, Márcio Rodrigues, de 21 anos, se desequilibrou enquanto estava com amigos. Ele caiu há oito metros de altura e morreu.
Outro acidente aconteceu em 2023. Um homem de 55 anos foi socorrido com ferimentos após cair da 14ª queda, durante uma trilha. Acidentes em cachoeiras se repetem na região do Sul de Minas. Na Cachoeira do Porto, em Paraisópolis, foram registradas três mortes entre outubro e dezembro de 2025.
Essa cachoeira fica em área particular com aviso do alto risco de acidentes. Segundo o serviço funerário local, são mais de 20 afogamentos nesta cachoeira, em 20 anos.
Dicas para prevenção de acidentes
Em períodos quentes, como o desta semana, aumenta o fluxo de pessoa em locais de lazer aquático como cachoeiras, praias, lagos e piscinas. Bombeiros alertam que é preciso adotar cuidados para evitar acidentes.
Os militares recomendam que ao ir em cachoeiras as pessoas evitem caminhar sobre pedras lisas, inclinadas ou com limo. Mantenham distância de bordas e paredões, especialmente após chuvas.
Não entrar na água em locais com correnteza forte ou poços profundos. É importante se informar sobre o local e as condições climáticas antes da visita. Evite o consumo de álcool e vá sempre acompanhado.