
Foto: GCM-SRS
A Guarda Civil Municipal de Santa Rita do Sapucaí intensificou a fiscalização e apreendeu bicicletas motorizadas irregulares em diferentes bairros da cidade. Segundo a GCM, além das infrações de trânsito, os veículos também eram usados para algazarras, causando perturbação do sossego e insegurança nas vias públicas.
Nos últimos três meses, oito bicicletas motorizadas foram apreendidas e encaminhadas para o pátio credenciado do Detran, onde só poderão ser retiradas mediante apresentação de nota fiscal e após as autuações previstas em lei.
As ações aconteceram tanto em operações programadas quanto por iniciativa das equipes de plantão. De acordo com o comandante da GCM da cidade, Marcos Roberto Ramos, muitos dos condutores são menores de idade, o que aumenta os riscos de acidentes, tanto para eles quanto para a população.

Foto: GCM-SRS
Ele explica que as bicicletas, em sua maioria, eram adaptadas de forma artesanal ou clandestina, com instalação de motores sem autorização e sem condições mínimas de segurança.
Pelo Código de Trânsito Brasileiro, bicicletas motorizadas que ultrapassam os limites permitidos de potência e velocidade precisam de registro, licenciamento, emplacamento e habilitação do condutor.

Foto: GCM-SRS
Entre as principais irregularidades estão a falta de documentação, excesso de potência, ausência de habilitação, ruído excessivo e circulação em locais proibidos. Veja detalhes enviados pela GCM para a imprensa:
- Falta de Documentação: Ausência de registro, licenciamento e placa.
- Potência e Velocidade: Motor acima de 250W ou velocidade acima de 32 km/h (ou 25km/h, dependendo da legislação específica).
- Construção Clandestina/Artesanal: Veículos adaptados sem atender às normas de segurança.
- Falta de Habilitação: Condutor sem CNH (ACC) para ciclomotores/motos.
- Ruído Excessivo: Motores com escapamento aberto causando perturbação.
- Circulação em Local Proibido: Em vias rápidas, calçadas (exceto se permitido).
Segundo a Guarda Civil Municipal, o objetivo das ações é garantir a segurança no trânsito, evitar acidentes e preservar o sossego da população.

Foto: GCM-SRS

Foto: GCM-SRS

Foto: GCM-SRS
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.