Os olhos e sorrisos de idosos, como da dona Lázara Franco, de 96 anos, mostram a alegria deles em participar do 1º Passeio do Instituto Fortalecer. A instituição que oferece desde fisioterapia à atendimento médico na casa dos pacientes, trouxe algo diferente a eles, a oportunidade de sair de casa e fazer novos amigos.
O convívio social incentiva o bem-estar. Amanda Neves, fisioterapeuta há 22 anos e sócia do Fortalecer, destaca que “o mais importante é mostrar para eles que ainda tem vida. Traz melhor qualidade de vida, equilíbrio e a gente quer trazer esse momento de diversão, memórias afetivas”.
O ponto de encontro para o passeio de trenzinho nesta quarta-feira (17/12) foi a Praça da Catedral, no Centro de Pouso Alegre. Quem não tinha como ir foi buscado em casa, de graça, por um motorista do Instituto Fortalecer.
Para muitos, o passeio trouxe a chance de saírem de casa, em muitos anos. É um estímulo físico e mental que faz diferença para a terceira idade.
Pequenos gestos como sair de casa nesse passeio, fazem eles se movimentarem e criar novos laços. Tem ainda as lembranças ao passear por pontos de Pouso Alegre.
A fisioterapia é uma das principais formas de manter os movimentos, tônus muscular, recuperar a autonomia e prevenir até acidentes domésticos. Dona Lázara, a paciente do instituto há dois anos, veio de Congonhal para o passeio.
A nora dela, Marilda Franco, fala que a fisioterapia ajudou a sogra em gestos que parecem simples, como poder acender a luz do quarto até ter independência. “Ela passou a andar e se movimentar. Agora anda por toda a casa.”
E o casal de idosos Estela Prado e Gonçalino Prado gosta de dançar e fazer fisioterapia juntos, a dois anos com o Fortalecer. A filha Jacqueline Prado os levou para o passeio de trem e é médica. Especialista em saúde, ela fala que o trabalho do instituto tem trazido melhoras a cada dia, principalmente para o pai, que tem Alzheimer.
Uma paciente que saiu do coma e hoje anda de andador, após a fisioterapia. Essa é Tereza Vanilda Ramos. Ela conheceu a Amanda no hospital, enquanto estava acamada por três meses, em decorrência da Covid, em 2022.
“Me deram pouco tempo de vida no hospital, mas a Amanda me ajudou a voltar a viver, conseguir comer, tomar banho”, lembra a aposentada. As duas se reencontraram anos depois. A fisioterapeuta foi até a casa dela oferecer atendimento gratuito para continuar a recuperação.
Com os resultados do tratamento, Tereza passeou de trenzinho com o Instituto. “Quando a gente pegou ela não tinha mobilidade alguma. Hoje está passeando de trenzinho e mostrando que tem muito para viver”, recorda Amanda.
Como o Instituto Fortalecer ajuda vidas
O Instituto Fortalecer faz a diferença na vida de idosos. O atendimento é feito na casa do paciente, de forma personalizada.
A equipe multi tem especialistas em fisioterapia, medicina, fonoaudiologia e psicologia. Tem pacientes em Pouso Alegre, Borda da Mata, Congonhal, Estiva e Santa Rita do Sapucaí.
O foco na saúde do idoso traz fortalecimento, equilíbrio e qualidade de vida. O atendimento é desde aqueles que precisam de autonomia e fortalecimento muscular para atividades do dia-a-dia até áreas especializadas.
Na fisioterapia tem atendimento muscular, neurológico (Parkinson, pós AVC, Alzheimer, traumatismo crânio encefálico), ortopédico e respiratória (doença pulmonar obstrutiva crônica, pneumonias, asma, traqueostomia).
O profissionalismo e amor pela profissão fazem toda a diferença no trabalho desta equipe. Um exemplo é a Amanda, que já soma mais de 500 pacientes em hospitais e home care. “A função do fisioterapeuta a domicílio é ajudar na melhoria, com acolhida, respeito, carinho e confiança.”
Para saber mais e agendar uma consulta, entre em contato com o Instituto Fortalecer pelo (35) 99108-8645. Saiba mais pelo Instagram @institutofortalecer e institutofortalecer.com.br.
Pacientes idosos ganham passeio que estimula atividade física e convívio social em ação do Instituto Fortalecer. Imagem Magson Gomes.
