Prefeitura implanta sistema de reconhecimento facial em Pouso Alegre

Cidade conta com 200 câmeras espalhadas por diversos bairros urbanos e rurais. Prefeito Coronel Dimas e novo presidente da Câmara falam sobre o PL para criação da Guarda Municipal.

Iago Almeida / 11 dezembro 2025

Foto: Iago Almeida/Terra do Mandu

A Prefeitura de Pouso Alegre, no Sul de Minas, anunciou a implantação do sistema de reconhecimento facial no município. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (11/12), no Centro Integrado de Defesa Social (CIDS).

De acordo com Anderson Silveira, superintendente de Defesa Civil e Social, o sistema já está em fase de teste desde o dia 25 de novembro. Ele já ajudou a prender quatro indivíduos procurados pela Justiça, todos com mandados de prisão em aberto.

“São bancos de dados, produzidos de foto, da Prefeitura, que contém as informações junto a esse banco de dados fornecidos pela Polícia Militar, através de algoritmos, que identifica as pessoas que estão com mandado de prisão em aberto dentro do sistema criminal. Todo esse sistema tem 96% de acerto. Ele tem sido uma ferramenta tecnológica indispensável hoje para a segurança pública”, explicou o superintendente.

Atualmente, Pouso Alegre conta com 200 câmeras instaladas em vários pontos da zona urbana e rural. A Prefeitura estima que em 2026, mais 100 câmeras estejam em funcionamento pela cidade. Uma boa parte das 200 já instaladas contam com o sistema de reconhecimento facial.

A Prefeitura não quis passar os locais onde as câmeras estão instaladas, por motivo de segurança e confiabilidade. Entre janeiro e dezembro de 2025, Mais de 1,3 mil atendimentos e informações relacionados à segurança pública foram registrados pelo CIDS.

De acordo com os dados divulgados, foram 63 prisões em flagrante por diversos crimes; 149 ocorrências de furto e roubo; 6 apreensões de arma de fogo; 39 ocorrências envolvendo tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo; e 310 registros envolvendo veículos, incluindo acidentes, apreensões e abordagens.

Foto: Iago Almeida/Terra do Mandu

Guarda Municipal: Edital quando sai?

Depois de muita discussão e atrasos em 2025, a criação da Guarda Municipal poderá sair em 2026. Segundo o prefeito Coronel Dimas, o edital será novamente apresentado para a Câmara em janeiro de 2026 e ele espera aprovação e criação da guarda no decorrer do próximo ano.

Em 2025, sem ter a base fechada na Câmara, o prefeito encontrou dificuldades para aprovação do projeto de criação da Guarda. Para o próximo ano, a base está fechada e o novo presidente da Câmara será o vereador Oliveira. Com isso, o prefeito disse que já teve uma conversa com o novo presidente para que haja uma agilidade na aprovação do PL da Guarda.

“Em janeiro nós estamos colocando o edital na praça, da Guarda Municipal, e vamos fazer um investimento. Tivemos algumas dificuldades na Câmara Municipal, que eu não vou entrar em detalhes, porque a população está rejeitando essas brigas políticas. Eu já conversei com o presidente eleito, Oliveira, e nós vamos levar o estatuto da Guarda Municipal e vamos também colocar o código de conduta ética do guarda municipal. São dois documentos imprescindíveis, pois eles contam no edital de provas para quem for selecionado para a guarda. Então nós precisamos desse projeto aprovado, para que no edital saia pra praça”, disse o prefeito.

Pouso Alegre já teve Guarda Municipal, mas ela foi extinta em 2019, no primeiro mandato do prefeito Rafael Simões. A previsão da atual gestão do Executivo é realizar concurso público para contratar 50 guardas em 2026 e ter 200 guardas atuando em quatro anos.

O Vereador Oliveira Altair é o novo presidente da Câmara para 2026. Na época da extinção da Guarda, ele também estava a frente do Legislativo. Questionado sobre o que fará para que o projeto ande na Câmara no próximo ano, Oliveira citou que

“Eu pretendo já assumir em janeiro, e tirar férias de alguns vereadores, porque é necessária a implantação da nossa Guarda Municipal. Então tem dois projetos para poder estar soltando edital, fazer contratação para abertura do concurso e nós precisamos adiantar. Então em janeiro eu estarei marcando uma extraordinária para estar votando não só esse projeto para segurança, mas outros projetos importantes para nossa cidade”, disse Oliveira, em entrevista ao Terra do Mandu.

Confira vídeo da votação da extinção da Guarda Municipal de Pouso Alegre, em 2019:

Mais Lidas