
Foto: Iago Almeida/Terra do Mandu
A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) lançou nesta segunda-feira (8/12), a Operação Natalina 2025, com foco em aumentar a segurança durante as festividades de fim de ano nas cidades da área do 20ª BPM, com sede em Pouso Alegre/MG.
O lançamento da operação aconteceu na Praça Senador José Bento, no centro da cidade, em frente a Catedral Metropolitana. A cerimônia contou com a presença de autoridades e policiais militares, além de bombeiros, policiais penais e representantes do Exército Brasileiro.
A operação seguirá até o dia 31 de dezembro em todo o estado. Viaturas operacionais e pelotões formados por soldados alunos do CFSD 2025 participaram do evento, reforçando o caráter preventivo e comunitário das ações.
A Operação Natalina tem como foco aumentar a segurança nos centros comerciais durante o período de maior movimentação do comércio, motivado pelo pagamento do 13º salário, viagens de férias e festividades de fim de ano.
Segundo a PMMG, as ações incluem policiamento a pé nas áreas comerciais, visitas preventivas a lojistas, ‘Operação Presença’ e difusão de orientações de autoproteção, especialmente contra golpes digitais.
“Ao longo de todo o mês, a PMMG intensificará as ações de prevenção criminal, ampliando a visibilidade policial e fortalecendo a sensação de segurança para comerciantes, consumidores e toda a comunidade”, disse a PMMG.
Foto: Iago Almeida/Terra do Mandu
Emergência: 190 / Disque Denúncia Unificado: 181
Campanha
A campanha contra furtos “Fica ativo, sô!”, criada em parceria com o Governo de Minas, adota uma estratégia de mídia diversificada para maximizar o alcance das orientações de segurança e fomentar a consciência preventiva da população.
“Essa é uma campanha que tem por objetivo dar dicas de comportamento nas ruas, porque, por mais que a gente tenha policiamento, há sempre algum espertalhão para tentar bater uma carteira ou pegar um celular quando a pessoa está distraída. Então, a ‘Fica ativo, sô!’ visa ensinar o mineiro a se proteger quando ele estiver andando em áreas de grande circulação de pessoas”, explicou o vice-governador Simões, durante cerimônia de lançamento da operação em BH.
O foco é a prevenção dos crimes de furtos a pedestres, comércios, residências e veículos. As dicas serão veiculadas por meio de redes sociais, mídia externa, como backbus, painéis de LED, bancas de revistas, abrigos de ônibus e cartazes informativos fixados em pontos estratégicos das cidades.
O objetivo é garantir que as informações de segurança cheguem à população em vários momentos de deslocamento diário, transformando o cidadão em um parceiro ativo na prevenção.
Foto: Iago Almeida/Terra do Mandu
Tecnologia de realidade aumentada
A PMMG também irá potencializar suas ações preventivas da Operação Natalina com o uso de tecnologias como videomonitoramento, reconhecimento facial, drones e o Sistema Hélios, que recebe informações de detecções de placas de veículos feitas por câmeras que possuem tecnologia de leitura inteligente.
Além disso, no Instagram da instituição (@pmmg.oficial), serão divulgados nos próximos dias diversos vídeos educativos, de maneira que possíveis vulnerabilidades sejam atenuadas e cada cidadão possa contribuir para as medidas de autoproteção. “Isso, junto ao emprego da tecnologia, da presença massiva da Polícia Militar em via pública, vai garantir um Natal mais seguro em 2025”, ressaltou o porta-voz da PMMG, Capitão Rafael Veríssimo.
A novidade fica por conta da campanha interativa, por meio de realidade aumentada (RA). Cartazes fixados em comércios e Bases de Segurança exibirão um QR Code que, ao ser escaneado, direcionará o cidadão para dicas de segurança exclusivas repassadas pelo mascote da instituição, PM Amigo Legal, misturando o ambiente real com o virtual
Foto: Iago Almeida/Terra do Mandu