
Secretaria Municipal de Saúde de Pouso Alegre. Imagem Nayara Andery.
*Reportagem atualizada às 16h de 03/12/2025
A Secretaria de Saúde de Pouso Alegre investiga a morte de uma menina de 1 ano e 11 meses, por suspeita de meningite. Ela foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na noite de domingo (30/11).
Segundo a prefeitura, a criança deu entrada na UPA em estado grave. A equipe médica identificou que os sintomas eram de quadro clínico compatível com suspeita de meningite.
“Após estabilização inicial, a paciente foi transferida para o Complexo Hospitalar Samuel Libânio, onde evoluiu para óbito.”
A Vigilância Epidemiológica também investiga o caso e coletou amostras biológicas da menina. As amostras foram enviadas para análise da Fundação Ezequiel Dias (FUNED), em Belo Horizonte. O laboratório é referência estadual para confirmação diagnóstica.
Em nota, a prefeitura cita que o caso é acompanhado pelas secretarias de Saúde e Educação, além da Vigilância Epidemiológica. A menina era aluna do CEIM Meyre Aparecida de Pinho, no bairro Costa Rios.
A região do Sul de Minas já tem casos e mortes por meningite confirmados em bebês e crianças de Extrema e Itapeva, desde agosto. O alerta acende a importância da vacinação, que é ofertada pelo SUS a bebês, crianças e adolescentes.
Situação em relação à escola onde a criança estudava
Pais e mães de crianças que estudam no CEIM do Costa Rios, entraram em contato com o Terra do Mandu e demonstram preocupação com o caso. Ninguém concedeu entrevista.
A prefeitura ressalta que há apenas a suspeita de meningite, que só pode ser confirmada ou descartada pelos exames enviados à FUNED. Confira a nota:
“As equipes da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Educação estiveram no CEIM Meyre Aparecida de Pinho nesta semana, onde realizaram orientações presenciais aos pais, responsáveis e servidores da unidade. Foi explicado que a profilaxia (medicação preventiva) é indicada exclusivamente para pessoas que tiveram contato íntimo com a criança — ou seja, quem permaneceu a menos de 1,5 metro de distância ou conviveu por mais de quatro horas diárias, de forma frequente. Esses contatos já foram identificados e orientados pela equipe técnica.
Para os demais, a recomendação é a seguinte: caso qualquer familiar ou aluno apresente sintomas compatíveis, deve buscar atendimento imediato na UPA 24h para avaliação e orientações.
As equipes reforçaram aos pais a importância de manter o calendário vacinal atualizado, especialmente em crianças pequenas, e destacaram que o momento requer atenção, tranquilidade e informação correta, sem alarmismo. A Prefeitura manterá a imprensa informada assim que houver atualização oficial sobre o caso.”
Sintomas
Meningite é uma doença grave que pode ser fatal. Existem vários tipos da doença que afeta as membranas do cérebro e a medula espinhal.
Os sintomas principais são febre, dor de cabeça e rigidez de nuca, mal-estar, náusea, vômito, fotofobia e confusão mental e até convulsão, delírio, tremores e coma. É importante procurar atendimento médico imediato.
Vacinação gratuita
A vacinação é a forma mais eficaz e segura para prevenir a meningite. A SES-MG lembra que as vacinas conjugadas meningocócicas dos tipos C e ACWY são produzidas com bactérias inativadas e não causam a doença.
O SUS tem duas vacinas gratuitas contra a meningite. A meningocócica C é aplicada em duas doses. O Ministério da Saúde destaca que a primeira dose deve ser aplicada aos dois meses de vida, com reforço aos cinco meses.
Crianças de um ano e adolescentes de 11 a 14 anos têm que receber a dose da vacina meningocócica ACWY. Ela pode ser ministrada como dose única ou reforço contra os sorogrupos A, C, W e Y, principais causadores da doença.
Mortes de crianças por meningite acendem alerta em cidades do Sul de Minas