A Oncominas, referência sul mineira em tratamento oncológico, inaugurou a ampliação da sede em Pouso Alegre, ala de oncopediatria e o equipamento inédito para radioterapia na região. O evento neste sábado (29/11) reuniu médicos e autoridades.
Essa expansão foi além da nova estrutura, pois agiliza e amplia atendimentos, traz mais profissionais da saúde e tecnologia de ponta para pacientes de toda a região. O investimento é de R$ 15 milhões.
São 20 mil atendimentos e 26 mil procedimentos por ano nas sete unidades da Oncominas no Sul de Minas. Isso a faz ser a maior clínica oncológica da região. O co-fundador e diretor do grupo, Dirceu Eurílio Silva, destaca que o setor de quimioterapia em Pouso Alegre está remodelado e ganhou área exclusiva para oncologia pediátrica, na área privada.
“E na área pública implantamos o segundo aparelho de radioterapia, que atualmente estamos trabalhando de 7h à 0h para atender a demanda. Adquirimos outro aparelho com novas tecnologias e ampliando o raio de atuação. Com isso vamos atender a demanda com maior segurança, dando um tratamento digno para todos os pacientes tanto SUS, quanto privados.”
A sede de Pouso Alegre é a única com radioterapia. Ele tem uma importante parcela no atendimento da saúde pública regional, já que 70% dos pacientes vêm do SUS. A Oncominas tem sede em sete municípios e é a maior clínica oncológica da região, com mais de 30 médicos e 250 colaboradores.
Para o diretor, a expansão é um importante avanço e amplia os atendimentos mantendo a humanização que é referência. Ele fala que um dos próximos passos será realizar transplantes de medula, em parceria com o Complexo Hospitalar Samuel Libânio.
A superintentendente regional de saúde, Adriana Ferreira, ressalta que a Oncominas é referência oncológica para 32 municípios, com população de meio milhão de habitantes. Ela explica o impacto da ampliação dessa sede. “Aumenta a oferta de serviços e com isso melhora o acesso.”
Ela reforça que a agilidade beneficia os pacientes. “Quando o paciente tem um diagnóstico de câncer tem uma tendência a pensar que não tem alternativa. Quando ele vem para um tratamento onde os profissionais atendem de forma qualificada, humanizada, é um ganho. Esse é o diferencial da Oncominas.”
Segundo o diretor, “é um forte nosso a questão da humanização. Gostamos de atender o paciente da melhor forma possível, com o melhor tratamento e principalmente dando apoio emocional”.
Equipamento inédito na radioterapia
O novo acelerador linear da Oncominas permite um salto de 70 para 120 pacientes atendidos por dia na radioterapia da instituição. A física médica Lívia Cruz detalha que o aparelho tem tecnologia 4D que acompanha a respiração e imagem tomográfica para posição exata do paciente, além de ferramentas que reduzem o tempo de atendimento e fila de espera.
“Ele tem um feixe que permite tratar os pacientes mais rápidos. Pacientes com doses mais altas, conseguimos tratar mais rápido e consegue acelerar a taxa de dose da entrega da radiação do paciente, que fica menos tempo na máquina. Tem um conjunto de ferramentas que possibilita um tratamento mais apurado, mais rápido e preciso.”
Cada detalhe da sala foi pensado para trazer bem-estar ao paciente durante a radioterapia. O teto da sala do novo acelerador tem mais de 400 pontos de luz de fibra ótica que lembram estrelas. Isso ajuda o paciente a relaxar no momento do tratamento, enquanto reduz as chances dele se mexer durante a aplicação da radioterapia.
Oncologia Pediátrica
O novo serviço de oncologia pediátrica é único na microrregião de Pouso Alegre, já que o mais próximo era Passos. O diretor explica o diferencial de ter esse serviço, separado da infusão adulta.
“Isso é emocionante, porque a criança é diferente. Tem que ser tratada com muito mais carinho, atenção. O apoio à família é extremamente importante. Uma área específica, com profissionais dedicados, treinados é o que tem de melhor.” São dois médicos especialistas atuando no setor.
Como pacientes são beneficiados na oncologia
A oncologista Flávia de Castro reforça que a Oncominas prioriza a humanização no atendimento de excelência. Na oncologia o tempo é um fator primordial para oferecer mais chances de cura e a expansão permite reduzir as filas de espera e aumentar as possibilidades de tratamento, como nas novas alas de quimioterapia adulta e pediátrica.
Novas tecnologias são aliadas à equipe multiprofissional para beneficiar pacientes. A Oncominas reúne diversas áreas médicas e tem equipe de profissionais da saúde num só espaço, o que auxilia na agilidade dos tratamentos. Toda semana a equipe multi se reúne para estudar cada caso dos pacientes, com atendimento direcionado.
“Esse envolvimento composta pela oncologia clínica, radioterapia, enfermagem, hematologia, nutricionista, dentista e enfermagem colabora para o paciente ter um tratamento completo e individualizado. Melhora muito a tolerância do paciente ao tratamento, para que o paciente não precise de interrupções e sem dúvida vai refletir no melhor resultado do tratamento.”
A secretária de saúde de Pouso Alegre, Mônica, conhece de perto as consequências que o câncer tem na vida das pessoas. Ela presidiu por anos a Casa de São Rafael, que dá apoio a esses pacientes. Como gestora da saúde, ela enfatiza que a expansão da Oncominas contribui para toda a saúde pública.

