Ícone do site Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Égua resgatada com tumor gigante passa por cirurgia e ONG pede ajuda

Égua resgatada com tumor gigante no pescoço passa por cirurgia e ONG pede ajuda. Imagem Iago Almeida.

A égua Morena, resgatada em situação de maus tratos em Pouso Alegre (MG), convive há mais de um ano com um tumor de cerca de 30 centímetros no pescoço. Adriana Sula, protetora animal da ONG Patas de Anjos, pede ajuda para custear a cirurgia e tratamento.

A história de Morena começa com o resgate há mais de um ano. “Ela era judiada, apanhava muito do antigo tutor. Um dia ficou presa no barro, numa área dele. Estava raquítica e após o resgate, os bombeiros queriam alguém para fazer eutanásia, mas me comprometi a ajudar ela.”

Depois disso o antigo tutor teria aparecido e levado Morena. “Ela estava com a saúde debilitada e com esse tumor, mas ele não cuidava. Conseguimos comprar ela por R$ 400 e iniciar o tratamento”, conta Sula.

Morena teve filhote. O tratamento seguiu com ajuda veterinária e medicações, mas não surtiu efeito. O tumor cresceu, abriu e o local ficava sempre infeccionado. “Não conseguimos saber o quanto ela sente de dor”, conta Sula.

A reportagem acompanhou a chegada de Morena até o local da cirurgia. Ela é uma égua mansa e mesmo com as dificuldades, resistiu aos maus tratos, resgate e parto enquanto a saúde seguia abalada.

O veterinário Filipe Piazza acompanha o caso de Morena há pouco tempo e devido à gravidade realizou a cirurgia nesta terça-feira (02). Ele explica que a urgência é pelo o tumor existir há muito tempo e pressiona esôfago, veia carótida e outras áreas que comprometem a saúde da égua cada vez mais.

Com a retirada, ele viu que o tumor se tratava de uma massa fibrosa chamada abcesso crônico, gerado por infecção. “Ela está super bem. A massa infecciosa tinha farpas. Dá a entender que há muito tempo atrás entrou algum pedaço de madeira e se deteriorou.”

O pós operatório pode levar de 30 a 60 dias. Morena vai ficar internada e precisa de apoio diário. O veterinário ajudou com a redução de valores para o custo da operação ficar em cerca de R$ 3 mil, sem contar a internação e tratamentos.

A ONG localizada em Pouso Alegre abriu uma campanha para pedir ajuda para custear a cirurgia e tratamento. Como a instituição cuida de dezenas de animais de grande porte, ela tem dificuldade em manter as atividades e conta com a solidariedade da comunidade.

As pessoas podem ajudar com doações em dinheiro, feno e até ração, já que a égua Morena precisa atualmente de cerca de 4 kg de ração por dia. Para ajudar basta entrar em contato pelo (35) 98424-5238.

Sair da versão mobile