A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) terá um campus em Pouso Alegre. A aprovação foi feita através da Portaria SERES/MEC n° 867, do Ministério da Educação, após pedido feito pela própria universidade que já havia aprovado a criação do campus em Pouso Alegre, pelo Conselho Universitário.
O Campus de Pouso Alegre contará com três cursos de graduação, totalmente focado em Computação Avançada. As opções serão Inteligência Artificial; Cibersegurança; Engenharia de Software.
O Reitor da Unifei, Prof. Marcel Parentoni, comemorou a conquista: “É um momento muito importante na história da Unifei. Desde o início de nossa gestão temos trabalhado fortemente em construção de projetos que nos conduzam cada vez mais à fronteira do conhecimento na área da computação avançada. A criação do Campus da Unifei em Pouso Alegre vem exatamente nessa linha, especializado na computação avançada, visando formar profissionais capazes de conceber, construir, proteger e evoluir os sistemas computacionais mais avançados e complexos do futuro.”
O futuro campus da UNIFEI será integrado ao Pouso Hub, que está sendo construído no bairro Santa Rita. Com 1.200 m² de área construída, o local contará com laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, coworkings, auditórios e espaços colaborativos.
O Pouso Hub é o centro de inovação e empreendedorismo da Prefeitura, criado com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento tecnológico e estimular a geração de novos negócios no município. O espaço será um ambiente colaborativo que conecta estudantes, empreendedores, pesquisadores, instituições de ensino e o setor produtivo, promovendo soluções inovadoras para os desafios da cidade e da região.
“Essa aprovação representa muito mais do que a chegada de um novo campus. É a confirmação de que Pouso Alegre está preparada para ser protagonista no desenvolvimento tecnológico e na formação de profissionais para o futuro. É um passo concreto para mantermos nossos talentos aqui, gerando oportunidades, conhecimento e inovação. Um avanço histórico para nossa cidade e para todo o Sul de Minas”, afirmou o vice-prefeito, Igor Tavares.
Conforme o MEC, a criação do campus é acompanhada de um conjunto de ações estruturantes, como redistribuição de cargos docentes e técnico-administrativos, descentralização de recursos para infraestrutura provisória e aquisição de equipamentos, além da reorganização administrativa das universidades para garantir equipes de gestão e coordenações acadêmicas.

