Ícone do site Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Prefeitura amplia capacidade de carga de 10 para 16 toneladas na Dique 2

Prefeitura amplia capacidade de carga de 10 para 16 toneladas na Dique 2

Foto: PMPA

A Avenida Vereador Hebert Campos, conhecida como Dique 2, teve as obras de recapeamento asfáltico concluídas. Segundo a Prefeitura, a intervenção promoveu um reforço estrutural completo no pavimento. Foi ampliada a capacidade de carga de 10 para 16 toneladas na Dique 2.

A via é uma das principais de Pouso Alegre, ligando o terminal rodoviário a região do Cruzeiro e Costa Rios (acessando pela rotatória no meio da via) e a região do Santa Rita, Cidade Vergani, Serra Morena. A obra foi finalizada no dia 16 de outubro.

A Prefeitura explicou que o aumento para 16 toneladas de peso bruto total, permitirá a circulação de veículos mais pesados e aumentando significativamente a durabilidade do trecho, beneficiando transporte de cargas, caminhões, ônibus e demais veículos de grande porte até o novo limite.

Foto: PMPA

O transporte público coletivo será uma das áreas mais beneficiadas, uma vez que não havia tráfego de ônibus pela Dique 2 antes da reforma. Com a nova capacidade, linhas do transporte público poderão ser ajustadas e seguir agora pela Dique 2, desafogando a Avenida Vereador Antônio da Costa Rios, no São Geraldo.

“A via cumpre um papel estratégico para a mobilidade de Pouso Alegre. Com o reforço estrutural e o aumento da capacidade de carga, entregamos uma via mais preparada, segura e capaz de atender o crescimento da cidade pelos próximos anos”, disse o Prefeito Coronel Dimas.

“Essa obra melhora diretamente o fluxo de veículos. É uma entrega importante para quem circula diariamente pela região e para quem depende dessa ligação para trabalhar e empreender”, afirmou o vice-prefeito Igor Tavares.

Foto: PMPA

Ponte estaiada e viaduto

Como parte do planejamento estratégico, segundo a Prefeitura, o reforço estrutural e o novo pavimento da Dique 2 já preparam o caminho para as futuras obras do viaduto e da ponte estaiada, que conectarão o Dique à Avenida Antônio Mariosa, ampliando a integração viária e acompanhando o crescimento da cidade.

A prefeitura enviou à Câmara o projeto que autoriza o município a financiar até R$ 150 milhões para construir a ponte estaiada e viaduto na Avenida Perimetral. O Projeto de Lei nº 1.633/2025 foi protocolado no legislativo nesta segunda-feira (24/11).

A Câmara disse que o PL será analisado pelo setor jurídico e comissões, para entrar em votação. A proposta é que Pouso Alegre tenha a maior ponte estaiada do Brasil, com pórtico de 62,2 metros de altura. Essa será a primeira construída no Sul de Minas. Veja detalhes:

Sair da versão mobile