Ícone do site Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Consciência Negra: advogada explica a falta de políticas de reparação aos negros após fim da escravidão

LUCIENE MELO - ADVOGADA, PRESIDENTE DA COMISSÃO DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL - Mandu Cast #137

Um assunto importante ser debatido por toda a sociedade. Entender como os negros sofreram por séculos de escravidão e ainda sofrem pela falta de políticas de reparação e com o racismo estruturado, que algumas pessoas teimam a negar que ele existe.

A Mandu Cast desta semana trouxe o tema para ajudar no processo de entendimento e letramento a respeito de racismo. A entrevistada é a advogada Luciene Melo, presidente da Comissão  de Promoção da Igualdade Racial da Subseção da OAB-MG em Pouso Alegre Sul de Minas.

O Dia da Consciência Negra é feriado nacional em homenagem ao líder Zumbi dos Palmares, que libertou milhares de escravos antes mesmo da Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888, após mais de três séculos de escravidão.

A advogada recorda os negros libertos sofreram, e seus descendentes ainda sofrem, preconceitos, sendo humilhados pela sociedade. Nenhuma reparação foi feita. Depois de ajudar a construir o país, debaixo de chibatadas, nada lhes foi entregue.

Assista à entrevista e compreenda a importância de falar sobre o assunto!

Luciene Melo, da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB Pouso Alegre foi a entrevistada no Mandu Cast desta semana.

Sair da versão mobile