Temporais marcam o início da semana no Sul de Minas, e o feriado entra no radar

Tem alerta de acumulado do Inmet para chuva volumosa, rajadas de vento e risco de granizo. Saiba a previsão do tempo para esta semana.

Nayara Andery / 18 novembro 2025

A semana começa com atenção redobrada no Sul de Minas. A passagem de uma frente fria que avança pelo estado de São Paulo organiza uma linha de instabilidades alimentada pelo corredor de umidade do Norte do país.

Esse sistema já provoca chuva forte em municípios paulistas próximos da divisa com Minas e tende a ganhar força ao longo das próximas horas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para pancadas intensas que podem chegar a 50 mm/h, com acumulados que ultrapassam os 100 mm/dia.

Também existe risco para rajadas de vento que podem atingir 100 quilômetros por hora, além da possibilidade de queda de granizo e descargas elétricas.

Com o avanço da frente fria, áreas que nesta segunda-feira (17/11) registravam baixa umidade, passam a ter alerta de chuva intensa a partir da madrugada desta terça-feira (18/11).

No Sul de Minas, a instabilidade será reforçada pela formação de uma baixa pressão no litoral paulista e por um cavado que atua no interior do continente, favorecendo chuva ainda mais forte.

Esse tipo de sistema costuma impulsionar ar quente e úmido e aumenta o potencial de temporais, por isso a orientação é de atenção constante. As temperaturas seguem amenas, com variações entre 18 e 25ºC em vários municípios.

A partir de quarta-feira (19/11) há possibilidade de névoa ao amanhecer e um aquecimento que se consolida no feriado de quinta-feira (20/11). As temperaturas podem chegar a 29°C no sábado (22/11).

No domingo (23/11), a previsão indica o retorno da chuva com acumulados próximos de 10 milímetros por dia.
Acompanhe as atualizações ao longo da semana para ficar por dentro das mudanças no tempo.

A previsão do tempo é apresentada por Wyrattan Andrade de segunda a sexta-feira, no Mandu News. O jornal ao vivo começa às 18h30 e você pode assistir gratuitamente pelo canal @terradomandu no YouTube e Facebook ou na TV Terra do Mandu, em terradomandu.com.br.

Mais Lidas