Câmeras são usadas em modo experimental para socorros da EPR Sul de Minas
Concessionária implanta sistema de câmeras de alta tecnologia para ampliar eficiência e agilizar atendimento médico às vítimas de acidentes em rodovias da região.
Câmeras de alta definição podem ampliar a eficiência e agilidade em resgates nas rodovias atendidas pela concessionária EPR Sul de Minas. O sistema inovador na região está em fase experimental. É o Body Cam, que tem câmeras corporais em uniforme de resgatistas, além de câmeras em viaturas de resgate.
Ele permite que um médico regulador veja em tempo real, a situação no local do acidente e quadro de saúde das vítimas. Esse profissional é que busca hospitais da região para onde as vítimas de acidente podem ser levadas a depender da gravidade do caso.
A iniciativa é uma parceria da concessionária e São Francisco Resgate, prestadora de serviços médicos de urgência e emergência. O sistema pode transmitir imagem e som, de qualquer ponto nos 454,3 quilômetros da região atendida pela EPR Sul de Minas para o Centro de Controle de Operações (CCO), em Pouso Alegre.
“O objetivo é trazer mais eficiência ao serviço de resgate, reforçando o compromisso de salvar vidas na rodovia.
Atualmente, o sistema de comunicação é via rádio, o padrão nacional de segurança e saúde. Com o body cam, o médico vai poder ver a situação de saúde das vítimas que estão no acidente e orientar socorristas com alta precisão.
Para Leonardo Brangioni, gerente de Operações da EPR Sul de Minas, “essa integração tecnológica acelera o tempo de resposta das equipes de socorro e aumenta a assertividade das decisões médicas que podem salvar vidas”.
Um simulado feito na MG-290, em Borda da Mata, em 28 de outubro, mostrou na prática como o sistema funciona. Ele foi acompanhado por bombeiros, Polícia Militar Rodoviária, Agência Reguladora de Transportes de Minas Gerais (Artemig), e mais parceiros.
A situação teve duas vítimas fictícias graves, sendo uma presa às ferragens e a outra ejetada. As câmeras registraram o atendimento e o médico regulador estava a 36 km de distância do local, no CCO.
Todo o sistema operou com sucesso. A EPR Sul de Minas cita que a tecnologia já está pronta para ser utilizada em definitivo pela concessionária.
O projeto prevê integrar o novo sistema para equipes que atuam em quatro viaturas de resgate. O uso oficial depende de regulamentação, o que de acordo com a EPR, está em andamento. A previsão é iniciar o uso oficial do Body Cam em 2026.
Câmeras de alta definição podem ampliar a eficiência e agilidade em resgates nas rodovias atendidas pela concessionária EPR Sul de Minas. O sistema inovador na região está em fase experimental. É o Body Cam, que tem câmeras corporais em uniforme de resgatistas, além de câmeras em viaturas de resgate.
Ele permite que um médico regulador veja em tempo real, a situação no local do acidente e quadro de saúde das vítimas. Esse profissional é que busca hospitais da região para onde as vítimas de acidente podem ser levadas a depender da gravidade do caso.
A iniciativa é uma parceria da concessionária e São Francisco Resgate, prestadora de serviços médicos de urgência e emergência. O sistema pode transmitir imagem e som, de qualquer ponto nos 454,3 quilômetros da região atendida pela EPR Sul de Minas para o Centro de Controle de Operações (CCO), em Pouso Alegre.
“O objetivo é trazer mais eficiência ao serviço de resgate, reforçando o compromisso de salvar vidas na rodovia.
Atualmente, o sistema de comunicação é via rádio, o padrão nacional de segurança e saúde. Com o body cam, o médico vai poder ver a situação de saúde das vítimas que estão no acidente e orientar socorristas com alta precisão.
Para Leonardo Brangioni, gerente de Operações da EPR Sul de Minas, “essa integração tecnológica acelera o tempo de resposta das equipes de socorro e aumenta a assertividade das decisões médicas que podem salvar vidas”.
Um simulado feito na MG-290, em Borda da Mata, em 28 de outubro, mostrou na prática como o sistema funciona. Ele foi acompanhado por bombeiros, Polícia Militar Rodoviária, Agência Reguladora de Transportes de Minas Gerais (Artemig), e mais parceiros.
A situação teve duas vítimas fictícias graves, sendo uma presa às ferragens e a outra ejetada. As câmeras registraram o atendimento e o médico regulador estava a 36 km de distância do local, no CCO.
Todo o sistema operou com sucesso. A EPR Sul de Minas cita que a tecnologia já está pronta para ser utilizada em definitivo pela concessionária.
O projeto prevê integrar o novo sistema para equipes que atuam em quatro viaturas de resgate. O uso oficial depende de regulamentação, o que de acordo com a EPR, está em andamento. A previsão é iniciar o uso oficial do Body Cam em 2026.
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