Notícia

Orquestra Experimental fará apresentação gratuita em novembro no teatro de Pouso Alegre

Projeto reúne 35 músicos entre bolsistas, professores e convidados. Apresentação será no dia 5 de novembro, às 20h30. Ingressos podem ser retirados a partir de 3 de novembro.

Iago Almeida / 31 outubro 2025



Orquestra Experimental fará apresentação gratuita em novembro no teatro de Pouso Alegre

Foto: PMPA

O Teatro Municipal de Pouso Alegre será palco, na próxima quarta-feira (5/11), de uma noite especial dedicada à música e à sensibilidade artística. A Superintendência de Cultura realizará o 3º Encontro da Orquestra Experimental de Pouso Alegre (OExPA), com apresentação única às 20h30 e entrada gratuita.

O projeto reúne 35 músicos entre bolsistas, professores e convidados. Juntos, eles formam uma sinfonia que une técnica, emoção e propósito, mesclando o repertório erudito e popular em uma experiência capaz de tocar o público pela diversidade de sons e histórias que carrega.

Violinos, violas, contrabaixos, violoncelos, percussões, flautas, violões e trompetes dão corpo à OExPA, uma orquestra que não apenas executa partituras, mas traduz o sentimento coletivo de uma cidade que valoriza a arte e o talento de seus músicos.

A entrada para o terceiro encontro é gratuita, e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do Teatro Municipal de Pouso Alegre a partir do dia 3 de novembro.

Formação e propósito

A Orquestra Experimental é composta por três níveis de músicos: estudantes do CEIAM, convidados para o concerto; estudantes bolsistas, indicados por professores do CEIAM e do Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitschek de Oliveira (CEMPA); e músicos profissionais, que integram o corpo docente e artístico do projeto.

“Mais do que um espaço de apresentações, a OExPA é uma verdadeira escola de convivência e aprendizado. Os ensaios, realizados semanalmente no Teatro Municipal, são marcados por troca de experiências, disciplina e paixão pela música. As atividades complementares no Conservatório JKO fortalecem o desenvolvimento técnico e humano dos participantes, que encontram no projeto uma oportunidade de crescimento e expressão artística”, destaca a superintendente de cultura, Regina Franco.

Cultura, incentivo e transformação

Viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), a Orquestra Experimental de Pouso Alegre é fruto da união entre poder público, instituições e empresas comprometidas com a transformação social por meio da arte. O projeto conta com o apoio da Prefeitura de Pouso Alegre, do Conservatório JKO, da Associação de Cultura e Arte José Antônio Lobo (ACAJAL) e das empresas patrocinadoras Prática, XCMG, Adubos Real e Inovamed.

Por meio da Lei Rouanet, parte do imposto de renda devido é revertida em investimento cultural, fortalecendo o papel da música como ferramenta de inclusão, formação e pertencimento.

Orquestra Experimental fará apresentação gratuita em novembro no teatro de Pouso Alegre

Foto: PMPA

Mais Lidas