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CENIPA vai investigar queda de avião de pequeno porte no Sul de Minas

Acidente aconteceu no aeroporto de São Lourenço, às margens da BR-267. Duas pessoas estavam na aeronave, mas ninguém teve ferimentos.

Iago Almeida / 27 outubro 2025



Avião de pequeno porte cai após tentar decolar no Sul de Minas

Foto: Corpo de Bombeiros

Um avião de pequeno porte caiu na tarde deste domingo (26/10) após tentar decolar no Aeroporto de São Lourenço, no Sul de Minas. Segundo o Corpo de Bombeiros, os dois passageiros que estavam na aeronave, um casal, saíram ilesos e dispensaram atendimento médico.

O casal, homem de 69 anos e mulher de 60 anos, é da cidade de de Cosmópolis, em São Paulo. Eles estavam conscientes na chegada da corporação e foram orientados. O aeroporto da cidade fica localizado no bairro Ramon, com entrada pela BR-267, que também liga a Soledade de Minas.

Ainda segundo os Bombeiros, a aeronave, de modelo experimental, apresentou danos estruturais e caiu em uma área de mata do aeroporto. Com o impacto da queda, houve vazamento de combustível, porém não havia risco iminente de incêndio.

A guarnição dos Bombeiros realizou o isolamento preventivo da área com fita zebrada, assegurando a preservação da cena e a segurança do local, permanecendo no local até a chegada dos militares da Aeronáutica, com o objetivo de prevenir riscos adicionais.

As causas do acidente serão investigadas pelo CENIPA – Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, órgão da Aeronáutica responsável pela análise técnico-científica de acidentes e incidentes aeronáuticos no Brasil.

Avião de pequeno porte cai após tentar decolar no Sul de Minas

Foto: Corpo de Bombeiros

De acordo com o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), a aeronave com matrícula PU-LPT é uma Dynamic WT-9 fabricada em 2010. O modelo é classificado como aeronave de pouso convencional, com dois assentos e capacidade para um passageiro além do piloto.

O avião está registrado na categoria “PET – Construção Amadora” e possui situação de aeronavegabilidade normal, sendo classificado como experimental. A operação é negada para táxi aéreo. O tipo de voo autorizado é VFR diurno (regras de voo visual durante o dia), exigindo tripulação mínima de um piloto com habilitação AAFT.

Segundo o registro, a última transferência de propriedade foi realizada em 30 de agosto de 2024 e não há gravames vinculados à aeronave.

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