Ícone do site Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Adolescentes danificam câmera de monitoramento e são apreendidos pela PM

Adolescentes danificam câmera de monitoramento e são apreendidos pela PM

Adolescentes danificam câmera de monitoramento e são apreendidos pela PM em Pouso Alegre

Três adolescentes foram flagrados pelo Centro Integrado de Defesa Social (CIDS), danificando uma câmera do monitoramento municipal na Praça Jorge Beltrão, em Pouso Alegre/MG. O caso aconteceu na madrugada desta segunda-feira (27/10).

As imagens divulgadas pela Prefeitura mostram os adolescentes tacando pedras na câmera, por várias vezes. Eles tentam dos dois lados e não acertam o alvo por diversas vezes. Eles ainda sentam em um dos bancos da praça e parecem desistir.

Mas, um deles sai, vai para a rua de trás e volta a tacar mais pedra, ainda não acertando a câmera. O adolescente não desiste até que o equipamento é danificado. Segundo a prefeitura, o visor da câmera foi atingido.

A Polícia Militar foi acionada por volta de 1h15 da madrugada e conseguiu abordar dos três adolescentes. Eles foram apreendidos por dano ao patrimônio público e levados para a Delegacia de Polícia Civil. A câmera danificada já foi reparada e restabelecida, retornando ao seu pleno funcionamento.

Lembrando que o crime de dano ao patrimônio público é previsto no artigo 163, parágrafo único, inciso III, do Código Penal Brasileiro, com pena de detenção de seis meses a três anos, além de multa. O responsável também pode ser obrigado a reparar financeiramente o dano causado.

“O dano ao patrimônio público é configurado quando alguém destrói, inutiliza ou deteriora bens pertencentes ao poder público, como prédios, equipamentos e monumentos”, explica o Superintendente de Defesa Civil e Social, Anderson Silveira.

A Prefeitura disse que as imagens dos adolescentes foram captadas no momento do ato e permanecem à disposição da Polícia Civil para a devida cadeia de custódia. O Executivo ainda repudiou o ato de vandalismo.

“A Prefeitura de Pouso Alegre repudia o ato de vandalismo contra equipamentos e patrimônios públicos, especialmente as câmeras de monitoramento municipal, que têm se mostrado uma ferramenta eficiente no auxílio às forças de segurança e à defesa social do município”, disse a administração.

O superintendente de Defesa Civil e Social, Anderson Silveira, destacou a importância do sistema de monitoramento para a segurança pública. “As câmeras municipais têm se mostrado uma ferramenta eficiente no auxílio às forças de segurança e à defesa social do município. Atos como esse prejudicam o trabalho de proteção e vigilância que beneficia toda a população”, afirmou.

Sair da versão mobile