
Operação Baco combate falsificação e vendas de bebida de procedência duvidosa em Itajubá. Imagem Prefeitura. 2
A Operação Baco interditou um estabelecimento de bebidas e apreendeu 500 litros de bebidas de procedência duvidosa em 19 comércios de Itajubá. A força-tarefa entre Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Guarda Civil Municipal e prefeitura aconteceu nesta quinta-feira (23/10).
A PM cita que a fiscalização reuniu equipe com 40 pessoas. O foco é combater a fabricação, distribuição e venda de bebidas alcoólicas falsificadas, adulteradas ou contrabandeadas, para proteger a saúde pública.
Dezenas de empresas foram vistoriadas, aponta a prefeitura. A Operação Baco teve a participação da Vigilância Sanitária e Fiscalização Tributária Municipal.
Itajubá tem constantes fiscalizações municipais de bares, adegas, distribuidoras de bebidas, supermercados e estabelecimentos que vendem bebidas. A operação intensificou a repressão à irregularidades.
Baco se refere ao deus do vinho na mitologia romana, o que inspirou o nome da operação e reforça o combate a ilícitos. A PM cita que foram detectados casos de sonegação fiscal, que serão investigados.
A prefeitura explica que a empresa de bebidas interditada tinha irregularidades sanitárias. A operação não encontrou indícios de contaminação por metanol, inicialmente, mas teve como resultado várias mercadorias de procedência duvidosa.
Força-tarefa de órgãos de segurança e fiscalização apreende 500 litros de bebida duvidosa em Itajubá. Imagens PMMG.