Advogado, escritor e historiador Didu Toledo morre aos 84 anos

Didu faleceu em casa, na madrugada desta quarta (22). Ele foi fundador da Academia Pouso-alegrense de Letras e primeiro presidente do PSDB na cidade.

Magson Gomes / 22 outubro 2025



Didu Toledo. Imagem: reprodução TV Uai

O advogado, escritor e historiador Eduardo Andtônio de Oliveira Toledo, ou apenas Didu Toledo, faleceu na madrugada desta quarta-feira (22/10). De acordo com a família, Didu faleceu de causas naturais, em casa, no Centro de Pouso Alegre.

Didu faz parte da histórica política de Pouso Alegre, onde foi o primeiro presidente do PSDB no município. Também foi secretário municipal de Cultura. O poeta trovador é o fundador da Academia Pouso-alegrense de Letras.

O escritor foi presidente do conselho deliberativo do Clube Literário por 30 anos. Em nota, a instituição destaca que ele recebeu o título de membro benemérito pela prestação de serviços à instituição.  No literário ele criou o Espaço Ateneu no Clube Literário, voltado reuniões de artistas plásticos, músicos, escritores e trovadores.

Prefeitura e prefeito divulgam nota

A prefeitura de Pouso Alegre divulgou nota de pesar pela morte do escritor. A publicação destaca “sua dedicação à preservação da memória e da cultura de nossa cidade e deixa um legado valioso para as atuais e futuras gerações”.

O prefeito Coronel Dimas também se manifestou dizendo que Pouso Alegre perde um dos seus grandes nomes.

“Com profundo pesar que recebo s notícia do falecimento de Eduardo Toledo, o nosso querido Didu – escritor, historiador, fundador da Academia Pousoalegrense de Letras e um dos responsáveis por preservar, com paixão e dedicação, os 177 anos da nossa história em livros, jornais e sites”, disse o prefeito em uma rede social.

O prefeito ainda lembrou que Didu foi o fundador do PSDB em Pouso Alegre e deixa um legado que jamais será esquecido.

O corpo de Didu Toledo foi sepultado na tarde desta quarta, no Cemitério Municipal.

Mais Lidas