
Crianças mostram amor pela leitura de livros físicos, na Escola Estadual Dom João Rezende Costa.
Está aberto o período de inscrições no Cadastro Escolar 2026 em Minas Gerais. Ele é obrigatório para quem vai ingressar ou migrar para uma escola estadual ou na rede municipal de 775 municípios mineiros, como Pouso Alegre.
A Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) alerta que as inscrições são feitas apenas pelo cadastroescolar.educacao.mg.gov.br. É o site do Sistema Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem).
O prazo termina em 14 de novembro. O Cadastro Escolar garante a vaga para o aluno na escola mais perto da residência dele. Depois o responsável ou aluno (maior de 18 anos) tem que fazer a matrícula.
A SEE/MG destaca que o Sucem aplica critérios de transparência e prioridade ao encaminhar as vagas. Para alunos que já estudam na rede estadual a medida foi a renovação de matrícula, até 9 de outubro.
Famílias que tiverem dificuldade em acesso à internet podem buscar ajuda nas escolas estaduais ou na rede municipal que aderiu ao Sucem.
A expectativa da SEE é divulgar o resultado do Sucem em 10 de dezembro. O resultado define qual a escola para o aluno ser matriculado.
A matrícula deverá ser feita diretamente na escola definida pelo sistema. O prazo de matrícula é de 26 de dezembro de 2025 a 9 de janeiro de 2026, com apresentação dos documentos exigidos.
Só a partir dessa etapa que a matrícula é realizada no Simade. É o sistema de gestão escolar da SEE em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação de Minas Gerais (Prodemge).
Como inscrever alunos em Pouso Alegre
Pouso Alegre é um dos municípios que há anos integra o Sucem. Cada estudante que vai ingressar ou migrar para a rede municipal tem que ser inscrito pelo responsável, no Cadastro Escolar para ter vaga para o ano letivo de 2026.
A regra vale para alunos de 6 a 14 anos que vão ingressar no Ensino Fundamental. A inscrição é da mesma forma da rede estadual, pelo site do Cadastro Escolar, até 14 de novembro.
A exceção é para vagas da Educação Infantil, destinadas às crianças de 0 a 5 anos. As inscrições são presenciais e devem ser feitas entre esta terça-feira (21) e até 28 de novembro. Os locais são a Secretaria Municipal de Educação, no CEIM ou na Pré-escola mais perto da residência da criança.
É preciso levar certidão de nascimento da criança, comprovante de residência atualizado e CPF do responsável. Para inscrições nos CEIM’s é necessário o número do NIS se família recebe o Bolsa Família.
A Secretaria Municipal de Educação vai divulgar a listagem das inscrições em 17 de dezembro. Pais e responsáveis têm que confirmar a matrícula entre 21 e 27 de janeiro de 2026. A abertura de vagas remanescentes será de 3 a 10 de fevereiro.
A secretaria “reforça a importância de pais e responsáveis ficarem atentos aos prazos e documentos necessários para garantir a vaga das crianças na rede pública municipal. Em caso de dúvidas, os interessados podem procurar a Secretaria Municipal de Educação ou a unidade de ensino mais próxima”.
Tecnologia integrada ao CPF
A novidade lançada no Sucem em 2025 é a integração do sistema com a Receita Federal. O Sucem interliga os estudantes ao ecossistema da educação e tem comunicação direta com a plataforma Simade.
O gerente de produto da Prodemge, Matheus Silvino, explica que a integração com a Receita Federal valida o CPF do aluno. A solução garante “maior integridade dos dados já na inscrição, uma vez que a consistência nas informações registradas é fundamental para a segurança e agilidade do processo”.
Por isso é importante preencher os dados do aluno com atenção e colocar um CPF válido. Se o aluno não tiver CPF, o próprio sistema direciona o candidato para emissão online e gratuita.