Saiba como fazer o Cadastro Escolar; prazo encerra em 14 de novembro

Cadastro Escolar é obrigatório para ingressar ou migrar para escolas estaduais de MG ou da rede municipal de 775 cidades participantes.

Nayara Andery / 21 outubro 2025



Crianças mostram amor pela leitura de livros físicos, na Escola Estadual Dom João Rezende Costa.

Está aberto o período de inscrições no Cadastro Escolar 2026 em Minas Gerais. Ele é obrigatório para quem vai ingressar ou migrar para uma escola estadual ou na rede municipal de 775 municípios mineiros.

A Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) alerta que as inscrições são feitas apenas pelo cadastroescolar.educacao.mg.gov.br. É o site do Sistema Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem).

O prazo termina em 14 de novembro. O Cadastro Escolar garante a vaga para o aluno na escola mais perto da residência onde ele mora. Depois o responsável ou aluno (maior de 18 anos) tem que fazer a matrícula.

A SEE/MG destaca que o Sucem aplica critérios de transparência e prioridade ao encaminhar as vagas. Para alunos que já estudam na rede estadual a medida é outra, a renovação de matrícula que encerrou em 9 de outubro.

A subsecretária de Articulação da SEE/MG, Cláudia Lara, reforça que o “estudante que deseja mudar de escola ou quer vir para a rede pública, é hora de fazer o seu cadastro”.

Para mais informações, a íntegra da Resolução SEE nº 5.191/2025, que regulamenta o processo de cadastro e matrícula, pode ser consultada neste link.

Famílias que tiverem dificuldade em acesso à internet podem buscar ajuda nas escolas estaduais ou na rede municipal que aderiu ao Sucem.

A expectativa da SEE é divulgar o resultado do Sucem em 10 de dezembro. O resultado define qual a escola para o aluno ser matriculado.

A matrícula deverá ser feita diretamente na escola definida pelo sistema. O prazo de matrícula é de 26 de dezembro de 2025 a 9 de janeiro de 2026, com apresentação dos documentos exigidos.

Só a partir desse momento que a matrícula é realizada no Simade. É o sistema de gestão escolar desenvolvido pela SEE em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação de Minas Gerais (Prodemge), que também faz a sustentação do Sucem.

Tecnologia integrada ao CPF

A novidade lançada no Sucem em 2025 é a integração do sistema com a Receita Federal. O Sucem interliga os estudantes ao ecossistema da educação e tem comunicação direta com a plataforma Simade.

O gerente de produto da Prodemge, Matheus Silvino, explica que a integração com a Receita Federal valida o CPF do aluno. A solução garante “maior integridade dos dados já na inscrição, uma vez que a consistência nas informações registradas é fundamental para a segurança e agilidade do processo”.

Por isso é importante preencher os dados do aluno com atenção e colocar um CPF válido. Se o aluno não tiver CPF, o próprio sistema direciona o candidato para emissão online e gratuita.

Mais Lidas