SES-MG investiga morte por suspeita de bebida com metanol na região

Homem de 48 anos morreu após ser internado com acirrose metabólica refratária, em Itajubá, nesta terça-feira (14/10).

Nayara Andery / 17 outubro 2025



Imagem reprodução Hospital de Clínicas de Itajubá.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais investiga a morte de um homem por suspeita de intoxicação por metanol, no Sul de Minas. O paciente morreu nesta terça-feira (14/10).

Ele estava internado no Hospital de Clínicas de Itajubá. A prefeitura acompanha o caso. Segundo o município, o homem, de 48 anos, morreu em 14 de outubro. Ele era morador de Itajubá.

“Ele teria feito uso abusivo de álcool no dia 12 de outubro, sem definição do líquido ingerido, e apresentou acidose metabólica refratária. O resultado do exame que vai confirmar ou não a presença de metanol ficará pronto no dia 21 de outubro”, informa nota da prefeitura.

O HCI se manifestou sobre o caso nesta quinta-feira (16/10), após uma postagem ser compartilhada em redes sociais. A instituição cita que a postagem com um suposto print que afirma a contaminação do paciente por metanol, o que seria falso, aponta a nota.

O hospital confirma que “há um caso suspeito que ainda está em análise ambulatorial. Qualquer novidade sobre o caso será informada em nossos canais oficiais”.

O Terra do Mandu aguarda informações da Superintendência Regional de Saúde sobre este caso. A reportagem pode ser atualizada a qualquer momento.

Fiscalizações

A prefeitura cita que faz fiscalizações em adegas para coibir a venda de bebidas adulteradas. As fiscalizações começaram há cerca de três semanas e continuam em andamento.

O município não informou se há outros tipos de estabelecimentos fiscalizados e se algum caso foi detectado. Um alerta foi emitido para a população por meio de nota.

“A Prefeitura de Itajubá está atenta às informações e reitera que a população deve evitar a compra e o consumo de bebidas alcoólicas em locais de procedência duvidosa.”

Mais Lidas