Morte por suspeita intoxicação por metanol é investigada em Itajubá
Homem de 48 anos morreu na terça-feira (14). Secretaria de Estado de Saúde e Polícia Civil investigam o caso.
Nayara Andery / 17 outubro 2025Homem de 48 anos morreu na terça-feira (14). Secretaria de Estado de Saúde e Polícia Civil investigam o caso.
Nayara Andery / 17 outubro 2025

Imagem reprodução Hospital de Clínicas de Itajubá.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais investiga a morte de um homem, de 48 anos, por suspeita de intoxicação por metanol, no Sul de Minas. O paciente morreu nesta terça-feira (14/10), no Hospital das Clínicas, em Itajubá.
A Polícia Civil também apura o caso, inicialmente atendido com suspeita de intoxicação por metanol.
Segundo a PCMG, as diligências preliminares apontam histórico de comorbidades e consumo excessivo recente de bebida alcoólica, contrariando o histórico de casos nacionalmente noticiados de ação rápida do componente químico.
E que, até o momento, não há indícios de contaminação por produto adulterado, nem risco coletivo relacionado ao comércio local.
O material recolhido foi encaminhado para o IML, em Belo Horizonte. O caso segue em apuração e qualquer informação nova será prestada pela Delegacia Regional de Itajubá.
A prefeitura da cidade divulgou nota e informou que acompanha o caso. “Ele teria feito uso abusivo de álcool no dia 12 de outubro, sem definição do líquido ingerido, e apresentou acidose metabólica refratária. O resultado do exame que vai confirmar ou não a presença de metanol ficará pronto no dia 21 de outubro”, informa nota da prefeitura.
O HCI se manifestou sobre o caso nesta quinta-feira (16/10), após uma postagem ser compartilhada em redes sociais. A instituição cita que a postagem com um suposto print que afirma a contaminação do paciente por metanol, o que seria falso, aponta a nota.
O hospital confirma que “há um caso suspeito que ainda está em análise ambulatorial. Qualquer novidade sobre o caso será informada em nossos canais oficiais”.
A prefeitura cita que faz fiscalizações em adegas para coibir a venda de bebidas adulteradas. As fiscalizações começaram há cerca de três semanas e continuam em andamento.
O município não informou se há outros tipos de estabelecimentos fiscalizados e se algum caso foi detectado. Um alerta foi emitido para a população por meio de nota.
“A Prefeitura de Itajubá está atenta às informações e reitera que a população deve evitar a compra e o consumo de bebidas alcoólicas em locais de procedência duvidosa.”
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu