Nasce primeiro bebê da nova unidade do Samuel Libânio em Borda da Mata

Pelas mãos da doutora Izabela, nasceu o pequeno Itam, filho de Willian Marques Macário de Souza e Radja Dias Maciel. Mãe relatou como tudo aconteceu!

Iago Almeida / 16 outubro 2025



Nasce primeiro bebê da nova unidade do Samuel Libânio em Borda da Mata

Foto: CHSL

Nasceu às 19h51 desta quarta-feira (15/10), pelas mãos da doutora Izabela, o primeiro bebê da nova unidade do Complexo Hospitalar Samuel Libânio, em Borda da Mata/MG. O pequeno Itam é filho de Willian Marques Macário de Souza e Radja Dias Maciel.

A mãe lembra com emoção do momento do nascimento do seu primeiro filho. Ela disse que tentou ir para Pouso Alegre, mas que o filho ‘quis’ nascer em Borda da Mata. A mãe, depois do parto, foi encaminhada ao Complexo Hospitalar Samuel Libânio (CHSL) para continuar o atendimento ao bebê.

“Chamaram a ambulância para me trazer para Pouso Alegre, mas meu filho quis nascer em Borda da Mata. Eu entrei em trabalho de parto e todo mundo se mobilizou na hora do parto. Toda equipe ficou muito emocionada… o pessoal até chorou. Eu sempre quis ser mãe”, disse Radja Dias Maciel.

“Ah, eu agradeço muito a todos que me ajudaram. Eu adorei a equipe que cuidou de mim e do Itam. Eles foram muito atenciosos e se emocionaram muito. Eles compartilharam o nosso amor, o nosso momento tão importante. Eu agradeço muito mesmo. O Itam já nasceu fazendo história. Estou muito feliz”, completou Radja.

Nasce primeiro bebê da nova unidade do Samuel Libânio em Borda da Mata

Foto: CHSL

O pai, Willian, agradeceu pelo atendimento e fala da emoção de ser pai. “Meu filho nasceu com muita saúde. Todos foram muito atenciosos com a gente, acionando a equipe médica e nos tranquilizando. O Itam nasceu de parto natural em Borda da Mata e depois minha esposa e ele foram trazidos para o hospital aqui em Pouso Alegre. Agradeço muito a todos de coração”, afirma.

Nasce primeiro bebê da nova unidade do Samuel Libânio em Borda da Mata

Foto: CHSL

Pronto Atendimento funcionando no local

A nova Unidade do Complexo Hospitalar Samuel Libânio, em Borda da Mata, possui a habilitação de pronto atendimento e busca ter até o final do ano habilitação para o hospital. A unidade, antes chamada de Hospital Monsenhor Pedro Cintra, passa por revitalizações e reformas.

Em julho deste ano, começaram os trabalhos em Borda da Mata no local que estava desativado há 14 anos e em breve estará funcionando como hospital, realizando cirurgias e atendendo a média complexidade.

O diretor técnico do CHSL, Saulo Gonçalves Lamas, disse anteriormente que “o atendimento vai ser 100% SUS inicialmente. Posteriormente, com tudo estruturado podemos pensar em abrir convênio e particular”.

A prefeitura oficializou em fevereiro deste ano, a doação da área de mais de 46,5 mil m² para a fundação mantenedora do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (FUVS). Inclui o terreno, a sede do hospital, o asilo e os equipamentos e objetos. A doação tem duração de 20 anos.

A nova unidade vai abranger a população local e de Albertina, Bueno Brandão, Inconfidentes, Jacutinga, Monte Sião, Ouro Fino, Tocos do Mogi. Atendimentos de alta complexidade serão direcionados para o HCSL, em Pouso Alegre. O Hospital de Borda da Mata não terá Unidade de Terapia Intensiva (UTI), explica o diretor.

Mais Lidas