Ícone do site Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Escalar Cansa: Escritor que mora em Pouso Alegre vence prêmio nacional de literatura

Escritor sul mineiro Leonardo Piana vence prêmio nacional de literatura. Imagem reprodução.

Escalar Cansa: Escritor que mora em Pouso Alegre vence prêmio nacional de literatura

O escritor sul mineiro estreante na poesia, Leonardo Piana, é um dos três ganhadores nacionais do Prêmio Sesc de Literatura. Ele vai receber R$ 30 mil e ter a publicação do livro de poemas ‘Escalar Cansa’.

Esse livro de poemas entrelaça as experiências no esporte da escalada vividas pelo autor, traços da mitologia grega, vivências atuais de afeto, dor, resistência e identidade. A obra com narrativa lírica traz memória familiar e o peso da existência.

O livro foi premiado entre 2.451 obras inscritas nas categorias romance, conto e poesia. Cada categoria teve um premiado nacional.

A categoria poesia foi a mais concorrida, com 1.168 inscritos. Leonardo conquistou o prêmio para Minas Gerais. Esse é o primeiro livro de poesias do escritor, que tem dois romances premiados.

Dois estados do Sudeste e Nordeste representam as outras duas categorias premiadas. O romance ‘Goiás’, de Marcus Groza (SP) e o livro de contos ‘Massaranduba’, de Abáz (BA).

Cada vencedor terá o livro publicado pela Editora Senac Rio e o prêmio de R$ 30 mil em dinheiro. A cerimônia de apresentação dos autores vencedores com noite de autógrafos será no fim do ano.

Os escritores terão seus livros vendidos em livrarias online e físicas de todo país e distribuídos na rede de bibliotecas e escolas do Sesc, em todas as regiões. Os autores também vão participar de bate-papos e mesas redondas em eventos culturais do Sesc durante 2026.

Escritor sul mineiro tem livros premiados

Leonardo nasceu em Andradas e se mudou para Pouso Alegre. Ele é servidor público na Câmara Municipal de Vereadores e se formou em Comunicação pela USP.

O escritor tem dois romances. ‘Sismógrafo’ venceu o Prêmio Cidade de Belo Horizonte e foi finalista dos prêmios Jabuti, São Paulo de Literatura e Mix Literário. O livro está sendo adaptado para o cinema.

O segundo romance é ‘Tarde no planeta’, que venceu o Prêmio Cidade de Belo Horizonte. A obra foi publicada neste semestre. Para Piana, foi uma surpresa seu primeiro livro de poemas ser premiado.

“Eu tenho poemas que escrevi na primeira fase da infância guardados na casa dos meus avós. Meu interesse pela literatura e, principalmente, pela poesia, começou muito cedo. Para mim, ganhar o prêmio foi uma surpresa, porque eu não era poeta. Talvez agora eu esteja me tornando poeta também”.

O Prêmio Sesc de Literatura 2025 teve júri final com nove escritores, de diferentes regiões do páis. Entre eles Godofredo de Oliveira Neto, membro da cadeira 35 da Academia Brasileira de Letras.

A premiação nasceu em 2003 e já soma mais de 24 mil obras inscritas. O Prêmio Sesc de Literatura  revelou ao mercado editorial 43 novos autores.

Os trabalhos são analisados por renomados escritores, jornalistas e críticos literários. A avaliação inclui o anonimato das obras inscritas e do júri, para garantir a lisura do projeto e a liberdade de análise das comissões julgadoras.

A seleção é por mérito literário, com soberania sobre a decisão final. Os autores devem ser inéditos nas categorias pelas quais concorrem, ou seja, sem obras publicadas na categoria escolhida.

Sair da versão mobile