Pitbull é resgatada 10 kg abaixo do peso ao invadir sítio em busca de comida
Cadela desnutrida vagou por sítio procurando comida e foi vista em câmeras de segurança. Animal resgatado foi medicado e está para adoção.
Nayara Andery / 14 outubro 2025Cadela desnutrida vagou por sítio procurando comida e foi vista em câmeras de segurança. Animal resgatado foi medicado e está para adoção.
Nayara Andery / 14 outubro 2025
Desnutrida e 10 kg abaixo do peso de um pitbull. É assim que Mel foi flagrada por câmeras de segurança ao invadir um sítio em Pouso Alegre, em busca de comida. A cadela foi resgatada e a protetora animal Michele de Lima busca um lar para o animal.
A pitbull tinha ferimentos nas patas e pelo corpo, além de uma infecção no pescoço e uma fratura antiga na pata direita. O sítio onde ela se abrigou, no bairro Cava, não tem moradores.
Michele recebeu ligação do proprietário, assim que a pitbull apareceu nas câmeras, em 6 de outubro. “Ela invadiu ali procurando desesperadamente comida e água, muito magra, desnutrida e machucada.”
O proprietário do sítio ia diariamente levar alimento para a cadela. Enquanto isso Michele pediu ajuda por uma semana nas redes sociais. Ela queria atendimento médico para a pitbull, já que ela não conseguiu isso no Centro de Bem-Estar Animal (CBEA) da prefeitura.
“Liguei no Centro de Bem-Estar Animal e disseram que não era para eu levar ela lá, porque tinha um surto de cinomose. Só que não me deram um retorno de onde eu poderia levar a pitbull, que precisava de atendimento veterinário.”
A cinomose é uma doença viral grave e altamente contagiosa. Ela pode ser fatal.
A veterinária Diana Mendes se comoveu com o quadro de Mel e ajudou com consultas, exames e o tratamento. “A Mel tinha vários ferimentos e a infecção que agora estão curados. Além disso ela teve caquexia (magreza extrema com perda de gordura e massa muscular).”
Diana explica que exames de sangue mostraram que a caquexia não foi por alguma doença. Para ela, Mel estava em situação de abandono, sem alimento e água há muito tempo. “Ela provavelmente tinha algum tutor e ou foi abandonada ou fugiu. Tem alguns sinais perto do pescoço.”
A fratura na pata é antiga. Diana ressalta que Mel consegue andar, mas que o osso calcificou de forma errada, provavelmente por falta de cuidado. “Agora ela está pronta para ganhar um lar.”
Michele busca alguém para adotar Mel de forma responsável. Ela também pede ajuda para custear o tratamento da pitbull e as despesas com mais de 20 cães que a protetora ajuda.
“As pessoas podem ajudar doando ração, dinheiro, medicamentos, roupas pois tem muitos cães mais velhos que precisam ou até mesmo passar em alguma clínica ou pet e deixar pago que eu vou retirar.!
As fotos de cães para adoção e os pedidos de ajuda são publicados no Facebook Michelly Rodrigues de Lima. Quem puder adotar a Mel ou ajudar de outra forma pode entrar em contato pelo (35) 99972-0226.
A Prefeitura disse à reportagem que o CBEA foi acionado em 6 de outubro para atender a pitbull debilitada, mas que a equipe viu o vídeo e constatou que a pitbull se alimentava bem e parecia estar ativa.
O município confirma que a equipe orientou pessoa que pediu ajuda a não levar a pitbull para o Centro de Bem-Estar Animal, devido à superlotação e casos de cinomose.
A equipe se ofereceu para consulta e tratamento de suporte. O município cita que abriga 141 cães internados no local, sendo mais de 200 animais sob cuidados e pede a compreensão da população sobre os limites de atendimento.
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu