
Siriema se abriga em loja e é resgatada em Pouso Alegre. Imagem Loja Bebê Chorão.
Uma Siriema se abrigou dentro de uma loja de roupas infantis durante o temporal em Pouso Alegre e foi resgatada pelos bombeiros. As funcionárias da loja contaram ao Terra do Mandu a situação inusitada que aconteceu na tarde desta segunda-feira (14/10).
O temporal com chuva intensa e vendaval começou no início da tarde. A loja que fica na Rua Comendador José Garcia estava aberta e de repente, a Siriema entrou para se abrigar da chuva.
A ave silvestre passeou pela loja. As funcionárias ligaram para os bombeiros pedindo para ajudarem a resgatar o animal.
Elas disseram que a ave parecia estar com uma das patas machucadas. A equipe fechou a loja para evitar que a Siriema saísse e fosse atropelada, devido ao tráfego intenso de veículos. Essa rua é uma das principais vias de Pouso Alegre.
Imagens mostram a Siriema pela loja. Em um momento ela subiu nas caixas de produtos e em outro, em uma estante.
Quando os bombeiros chegaram, aplicaram o protocolo de resgate e captura de aves predatórias. A Siriema é uma ave de grande porte.
Os militares destacam que usaram equipamentos de proteção e técnicas adequadas para evitar risco a quem resgata e ao animal.
Um dos bombeiros segurou ela pela asa e pescoço, enquanto o outro segurou as pernas. Essa técnica preserva a vida da ave. A forma que tem que ser evitada é pegar o animal pelo tórax, o que comprime órgãos e pode levar a ave à morte.
A técnica adequada também preserva o cuidado com quem resgata. Segundo os bombeiros, os bicos e garras de aves predatórias podem causar acidentes com ferimentos graves nas pessoas.
Assim que conseguiram pegar a Siriema, eles a colocaram em uma barrica de transporte até a soltura.
As normas de transporte orientada pelos bombeiros, em casos como esse, são de recipiente escuro, para impedir que o animal tenha contato visual com o exterior e venha a se estressar.
O local também deve ter entrada de ar e ser sem quinas internas. “E que restrinja seus movimentos para evitar que o animal se debata durante o transporte e prevenir que este venha a se ferir antes da soltura.”
Os bombeiros informaram que a ave estava sem ferimentos. A Siriema foi levada para o habitat natural, na mata. Ela voou rapidamente e se reintegrou à natureza.
Quem encontrar um animal silvestre deve acionar os bombeiros, pelo telefone 193 ou a Polícia Militar do Meio Ambiente, pelo 190.
@terradomandu ombeiros resgatam Siriema que se abrigou em loja durante temporal Uma Siriema se abrigou dentro de uma loja de roupas infantis durante o temporal com vendaval em Pouso Alegre e foi resgatada pelos bombeiros. As funcionárias da loja contaram ao Terra do Mandu a situação inusitada que aconteceu na tarde desta segunda-feira (14/10). A loja que fica na Rua Comendador José Garcia estava aberta e de repente, a Siriema entrou para se abrigar da chuva. A ave silvestre passeou pela loja. As funcionárias ligaram para os bombeiros resgatarem o animal. Elas fecharam a loja para evitar que a Siriema saísse e fosse atropelada, devido ao tráfego intenso de veículos. Essa rua é uma das principais vias de Pouso Alegre. A Siriema continuou o passeio pela loja. Em um momento ela subiu nas caixas de produtos e em outro, em uma estante. Quando os bombeiros chegaram, aplicaram o protocolo de resgate e captura de aves predatória. A Siriema é uma ave de grande porte. Os militares destacam que usaram equipamentos de proteção e técnicas adequadas para evitar risco a quem resgata e ao animal. Um dos bombeiros segurou ela pela asa e pescoço, enquanto o outro segurou as pernas, técnica que preserva a vida da ave. A forma que tem que ser evitada é pegar o animal pelo tórax, o que comprime órgãos e pode levar a ave à morte. A técnica adequada também preserva o cuidado com quem resgata. Segundo os militares, os bicos e garras de aves predatórias podem causar acidentes com ferimentos graves. Eles colocaram a Siriema em uma barrica de transporte até a soltura. As normas de transporte orientada pelos bombeiros, em casos como esse, são de recipiente escuro, para impedir que o animal tenha contato visual com o exterior e venha a se estressar. O local também deve ter entrada de ar e ser sem quinas internas, além de restringir movimentos para evitar que o animal se debata no transporte. Os bombeiros disseram que a ave estava ilesa e foi solta em habitat natural. Matéria completa em terradomandu.com.br (link na bio). Imagens Loja Bebê Chorão. #terradomandu#siriema#resgateanimal#pousoalegre animal