
Temporal em Pouso Alegre. Imagem arquivo/ Madu Macedo.
Temporal como o que atinge Pouso Alegre nesta segunda-feira (13/10) devem marcar a semana no Sul de Minas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade válido até terça-feira (14/10). A previsão é de até 100 mm/dia de chuva, raios e rajadas de vento de até 100 km/h.
Um ciclone vindo do Uruguai e seu ramo frontal atuam nesta segunda-feira sobre o Sul do Rio Grande do Sul. O fenômeno forma áreas de instabilidades que impactam no Sul de Minas e parte do Sudeste.
As causas são a circulação atmosférica e interação do ciclone com o Anticiclone Subtropical do Pacífico Sul (ASAS), que devem trazer tempestades isoladas e rajadas de vento intensas.
Segundo o Climpatempo, é alto o risco de temporais nesta segunda-feira no Sul de Minas, Triângulo Mineiro, interior e litoral de São Paulo e partes do Centro-Oeste do país. Nuvens muito carregadas devem crescer no decorrer da semana e atuar sobre essas regiões.
Segundo a meteorologista, Josélia Pegorim, houve aumento da umidade e calor nos últimos dia, que são ingredientes básicos para a formação das nuvens Cumulonimbus. Essas nuvens costumam causar chuva volumosa em pouco tempo, fortes rajadas de vento e também queda de granizo.
Uma nova frente fria originada no Sul do país chega a partir desta semana e aumenta o risco de temporais. A meteorologista explica que ela atinge primeiro São Paulo e Mato Grosso do Sul. Isso vai formar nuvens carregadas que chegam ao Sul de Minas, Triângulo Mineiro, parte de Goiás e do RJ.
Os efeitos continuam na terça-feira, com aumento das condições de chuva. No dia seguinte a frente fria deve chegar à costa do Espírito Santo.
Alerta da Defesa Civil de Pouso Alegre
A Prefeitura de Pouso Alegre divulgou alerta com boletim climático para a semana. A terça-feira tem previsão de pancadas de chuva fraca a moderada, com raios e áreas de baixa pressão (cavados). Os ventos devem chegar a 50 km/h.
Tempo nublado com densidade deve marcar o céu do município e deixar o tempo abafado. A Defesa Civil anuncia que as pancadas de chuva podem diminuir, com chuva fraca isolada à tarde.
As temperaturas podem voltar a subir na quinta-feira (16/10), devido à chegada do sistema frontal à região. O tempo deve ficar novamente nublado e a temperatura máxima prevista é de 29ºC.
Pancadas de chuva com raios e rajadas de vento voltam à região na sexta-feira (17/10). A Defesa Civil informa que monitora as condições climáticas e está disponível caso a população precise de atendimento. O telefone é o 199.