Ícone do site Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Posto de abastecimento deve triplicar voos no aeroporto de Pouso Alegre

Posto de abastecimento deve triplicar voos no aeroporto de Pouso Alegre. Foto: reprodução PMPA

A inauguração do posto de abastecimento de aeronaves deverá dar um novo impulso ao aeroporto de Pouso Alegre. Conforme a prefeitura, a expectativa é que a estrutura permita que o movimento seja triplicado no terminal.

Atualmente, a média diária é de dez voos, entre executivos, órgãos públicos e treinamentos. O posto de abastecimento, inaugurado no início do mês (3/10), é considerado um avanço estratégico, “pois oferece suporte essencial para aeronaves utilizadas em operações de transplante de órgãos, transporte militar e também no transporte empresarial”, diz nota da prefeitura, que administra o local.

A nova estrutura foi construída pela empresa HelpJet, que venceu uma concorrência pública. Também estão em construção hangares que permitirão guardar aviões de pequeno porte no local.

Os terrenos foram concedidos pelo prazo de 10 anos, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Ao final dos contratos, as estruturas construídas serão revertidas ao município. Após a conclusão das obras, os concessionários passarão a remunerar o poder público mensalmente por meio do pagamento de aluguel, em processo realizado via licitação pública.

Reformas e voos noturnos

Aeroporto de Pouso Alegre é reinaugurado para receber até voos noturnos. Foto: Ascom PMPA

O aeroporto de Pouso Alegre recebeu melhorias estruturais nos últimos anos. A revitalização custou cerca de R$ 3,5 milhões. Entre as principais obras estão a reforma do pátio de manobras, a instalação de iluminação para voos noturnos, que é o balizamento da pista de pousos e decolagens.

Após esses serviços, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) deu a homologação para o funcionamento da pista de pouso e decolagem no período da noite.

“Atualmente, o aeroporto de Pouso Alegre é utilizado para operações com aeronaves particulares, governamentais, empresariais e de emergência. O funcionamento regular do aeroporto é indispensável para questões de alta importância, como saúde e segurança pública. É comum a utilização do aeródromo para o transporte de órgãos vitais para transplantes, transferência de pacientes, operações de segurança pública e por empresários que levam emprego para centenas de famílias e movimentam a economia da nossa cidade”, disse o Prefeito Coronel Dimas, sobre a autorização para voos noturnos.

Aeroporto de Pouso Alegre – Foto-Ascom prefeitura

Sair da versão mobile