Crianças encontradas em meio a lixo e fezes estão sob responsabilidade da Vara da Infância e Juventude

Polícia Civil abriu um inquérito para investigar o caso e vai ouvir testemunhas. Pai e mãe ainda não foram encontrados. Crianças seguem na instituição SAICA.

Iago Almeida / 08 outubro 2025



As duas crianças de 3 anos, que foram encontradas em um apartamento, abandonadas e sozinhas em meio a lixo, ratos, baratas e fezes, foram recolhidas pelo Conselho Tutelar em Pouso Alegre/MG. Segundo o órgão, as duas foram encaminhadas aos cuidados da instituição SAICA -Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes.

O caso gerou revolta na população de Pouso Alegre e região. As crianças foram encontradas na madrugada do dia 4 de outubro em um apartamento na Rua Emanuel Rezende, no bairro Santa Rita II. O local estava tomado de lixo, com ratos, baratas, fezes até nas paredes e muito sujo.

De acordo com o Conselho Tutelar, as crianças agora ficarão na responsabilidade da Vara da Infância e Juventude, que irá dentro dos autos tomar as providências cabíveis. O órgão citou ainda a importância de denúncias para evitar casos graves deste tipo.

Em nota, a Polícia Civil informou nesta quarta-feira (8/10), que instaurou um inquérito para apurar as circunstâncias envolvendo o caso de abandono de menores, que são irmãos gêmeos, sendo uma menina e um menino.

Gêmeos de 3 anos são resgatados sozinhos em meio a lixo e até fezes em apartamento

Foto: Conselho Tutelar a PMMG

A PCMG citou que as investigações têm como objetivo identificar os responsáveis e esclarecer os fatos relacionados à situação em que as crianças foram encontradas. Equipes já iniciaram os trabalhos de apuração, com a coleta de informações e oitiva de testemunhas.

“Outras medidas investigativas estão sendo adotadas, incluindo a solicitação de laudos periciais e diligências complementares para subsidiar o inquérito. Novas informações poderão ser divulgadas após o avanço das investigações”, disse a PCMG.

Gêmeos de 3 anos são resgatados sozinhos em meio a lixo e até fezes em apartamento

Foto: Conselho Tutelar a PMMG

Até o momento, não há informações sobre o pai e a mãe das crianças, que ainda não foram localizados. Eles devem responder por abandono de incapaz. Qualquer denúncia pode ser feita pelos telefones 190 e 181.

Em caso de denúncias de violações de direito, o Conselho Tutelar solicita que sejam feitas através do telefone fixo (35) 3449-4214, pelo sobreaviso (35) 9- 9835-3381 ou Disque 100 – Direitos Humanos.

Mais Lidas