Ícone do site Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Mãe é presa por agredir filho de 4 anos com cabo de vassoura e ameaçar idoso de morte

Viatura Polícia Militar Fátima I. Foto: Terra do Mandu

Uma mãe, de 18 anos, foi presa pela Polícia Militar por agredir o filho de 4 anos com um cabo de vassoura e ameaçar um idoso, de 65 anos, em Pouso Alegre. A PM foi até a casa no São Geraldo, após denúncia, nesta quarta-feira (1º/10).

Os militares prenderam a jovem em flagrante por lesão corporal e ameaça, na Avenida Antônio Pereira Sobrinho. A avó, de 60 anos, testemunhou a agressão da própria filha contra a criança.

Segundo ela relatou à PM, alguém teria mexido nas maquiagens da jovem. Para se vingar, a moça agrediu o próprio filho, devido ao afeto entre a avó e o neto.

O idoso disse que o menino é neto dele, filho da enteada. Ele denunciou que a jovem deu vários golpes com o cabo de vassoura nas costas da criança e que ele tentou intervir chamando a atenção dela.

Ele acrescentou à polícia que a enteada o ameaçou de morte e disse que “iria acabar com a vida dele”. Os militares constaram hematomas nas costas da criança.

A avó confirmou que as agressões são frequentes. De acordo com a PM, 0 Conselho Tutelar foi acionado na ocorrência e passou a guarda provisória da criança para uma tia, de 35 anos.

A mãe do menino confessou aos policiais que ela agrediu a criança com o cabo de vassoura. Após ser presa, ela foi levada para a Delegacia de Polícia Civil. O idoso foi levado como testemunha.

A criança passou por atendimento médico. O laudo confirmou as lesões.

A reportagem entrou em contato com a prefeitura, responsável pelo Conselho Tutelar, respondeu por meio de nota. Ela salienta que o Conselho Tutelar aplicou as medidas de proteção à criança, devido à violência da mãe ter agredido o filho.

O menino foi encaminhado aos cuidados e responsabilidade da família. Ele está sendo acompanhado pela rede de proteção municipal.

O objetivo desse acompanhamento é reduzir os danos físicos e psicológicos, “visando o pleno desenvolvimento desta criança ainda no âmbito familiar. Será também encaminhado a autoridade judiciária a questão da guarda da criança para que possa ser regularizada”.

A prefeitura confirmou que a mãe da criança, presa em flagrante, foi levada para o presídio feminino de Santa Rita do Sapucaí (MG). “Reforçamos que todas as providências legais foram rigorosamente cumpridas pelo Conselho Tutelar, seguindo o Estatuto da Criança e do Adolescente e os protocolos de proteção à infância.”

Importância das denúncias

Casos de agressão e outros crimes devem ser denunciados. A PM destaca que é importante o acionamento rápido, para que a PM proteja a vítima e consiga localizar envolvidos em denúncia.

Os contatos para denúncias são os telefones de ligação gratuita 190 (PM), Disque Denúncia (181) e o Emergência MG pelo aplicativo MGapp e emergencia.mg.gov.br.

A prefeitura lembra que o Brasil tem leis atualizadas sobre violência doméstica e familiar contra a criança e adolescente. “Como a Lei 14.344/22, conhecida como Lei Henry Borel, por isso a importância da denúncia através do nosso telefone fixo 3449-4214, pelo nosso sobreaviso (35) 99835-3381 ou Disque 100 Direitos Humanos.”

Sair da versão mobile