O operador de montagem da XCMG, Eric Caroni Costa de Freitas será enterrado nesta sexta-feira (3/10), em Conceição dos Ouros. Ele morreu aos 24 anos, atingido por uma peça na produção da fabricante de máquinas pesadas, nesta quinta-feira (02/10), em Pouso Alegre.
Funcionários da empresa e a equipe do SAMU contaram ao Terra do Mandu que o pneu estourou e parte do arco atingiu Eric, em um procedimento na empresa. A XCMG fabrica guindastes, escavadeiras, caminhões e demais máquinas da linha amarela para a construção civil.
Dois funcionários também tiveram ferimentos leves. Segundo a Polícia Militar, um deles ficou ferido na boca e na perna direita. Ele contou aos policiais que Eric trabalhava sozinho no momento que foi atingido.
O outro trabalhador disse que passou perto, quando ouviu uma grande explosão e viu Eric ser arremessado pelo deslocamento de ar. Eric recebeu os primeiros socorros da brigada de incêndio da empresa e do SAMU.
O Samu fez manobras de reanimação cardiorrespiratória do funcionário da XCMG, mas ele faleceu na empresa. Os dois colaboradores feridos receberam atendimento médico e foram levados para o Hospital das Clínicas Samuel Libânio.
O advogado da XCMG é quem acionou a PM para atender ao acidente de trabalho com vítima fatal na fábrica, no Distrito Industrial. Ele disse à polícia, que Eric fazia a montagem e calibração de um pneu no aro de uma máquina rolo compactador.
Para a PM, a explosão de ar causou o politraumatismo, que levou Eric à morte. Os militares registraram ocorrência de encontro de cadáver, repassada para investigação da Polícia Civil.
A perícia foi acionada. A reportagem entrou em contato com a Polícia Civil, mas ainda não teve retorno.
O corpo de Eric é velado na Funerária Nossa Aparecida, em Conceição dos Ouros. O enterro será às 16h30, no Cemitério Municipal.
Eric tinha completado 24 anos recentemente, em 25 de setembro. Ele deixa mãe, pai, irmã e namorada.
Nota da XCMG
A multinacional XCMG falou sobre a morte do funcionário por meio de nota. Confira o posicionamento da empresa:
“A XCMG lamenta profundamente o acidente ocorrido nesta data em suas instalações, que vitimou um de seus colaboradores. A empresa acionou imediatamente sua Brigada de Emergência e o médico do trabalho, prestando todos os primeiros socorros até a chegada do SAMU, que prosseguiu com as medidas de atendimento.
As autoridades competentes, incluindo a Polícia Militar e a perícia técnica, também foram prontamente comunicadas e estiveram presentes no local, conduzindo os procedimentos legais cabíveis.
Neste momento de dor, a prioridade da XCMG é oferecer apoio integral à família da vítima, colocando-se à disposição para prestar toda a assistência necessária. As causas do acidente estão sendo apuradas pelas autoridades competentes.”
Funcionário morre em acidente de trabalho na XCMG em Pouso Alegre