A paciente oncológica Suzana Kafurety é uma das mais de 1,3 mil pessoas que participaram da 2ª Oncominas Caminhada e Corrida pela Vida. O evento aconteceu neste domingo (28/8), em Pouso Alegre. Ela fez a caminhada com os sobrinhos, em meio às sessões de tratamento contra o câncer de mama.
Suzana Kafurety, de Ipuiúna, participou da Caminhada da Oncominas, durante o tratamento contra o câncer. Imagem Magson Gomes.
A corrida do Grupo Oncominas valoriza o esporte, qualidade de vida e tem ação social, já que a instituição é parceira da Casa de São Rafael. Os atletas amadores e profissionais são pacientes, familiares, médicos e público em geral.
O evento atraiu pessoas de vários locais do país. A atleta Benedita Nogueira, de Mogi Guaçu (SP), venceu o câncer. Aos 69 anos, ela celebrou o fim da prova ao tocar o sininho da Oncominas, que simboliza a alta do tratamento.
Benedita e o marido, Luiz Carlos Gomes, são conhecidos em nossas reportagens, por participarem de corridas em Pouso Alegre. Ela usa o esporte como aliado contra o histórico de câncer na família.
“Tive dois melanomas, até maligno e fiz tratamento e curei. Infelizmente perdi alguns familiares para essa doença. O esporte ajuda muito a ter qualidade de vida. Sempre pratico corrida e me cuido.”
No dia da Corrida Oncominas, Luiz celebrou 23 anos de corridas. Ele era obeso e perdeu 50 dos 150 kg desde que virou atleta. “O médico na época me disse que ou eu fazia algo para perder peso ou não teria chance de vida. Eu comecei a correr e não parei.”
Pouso Alegre e Varginha sediaram as duas edições da caminhada e corrida, que percorre as cidades atendidas pela Oncominas, conta a coordenadora de marketing corporativo do grupo, Danieli Campos.
O sócio-fundador e diretor administrativo do grupo, Dirceu Eurílio Silva, sócio-fundador destaca que são 1 mil pacientes ao mês, em sete cidades. “Temos papel social ao oferecer parte dos atendimentos pelo SUS e ajudarmos pacientes em parceria com a Casa de São Rafael, em ações, o ano todo.”
A Oncominas oferece atendimento humanizado, com profissionais de referência e equipamentos de alta tecnologia. Médicos e profissionais de diferentes setores da instituição fazem parte dessa relação importante na cura e jornada dos pacientes.
Muitos participaram da caminhada e corrida. Eles mostraram que estão lado a lado em todos os momentos e dão o exemplo no esporte, como o médico radio-oncologista Gerson Yoshinari, de Itajubá. “Encontramos muitos pacientes, amigos e viemos em equipe. É uma promoção à saúde.”
Sara Fernanda, de Piranguinho, veio mesmo em tratamento. “Comecei uma imunoterapia e deu um pouco de fraqueza. Vim na caminhada, mas vim. O esporte mudou minha vida mesmo. Faço musculação, é tudo para o tratamento, faz toda a diferença.”
Homenagem ao cruzar a linha de chegada na Caminhada e Corrida pela Vida, da Oncominas. Imagem Magson Gomes.
Muitos são pacientes em tratamento e familiares. A auxiliar administrativo Suellen do Prado participou da corrida com 15 pessoas da família. Ao cruzar a linha de chegada, ela homenageou a mãe e o sogro que tiveram câncer. “O câncer não venceu. Mãe e sr. Moisés, vocês vivem em cada batida do meu coração.”
É no colo que a fisioterapeuta Gabriela Mandu leva a filha Esther, de 11 kg, na caminhada. Ela conta que é a primeira vez e tem significado especial de caminhar com a sogra Edna Mandu, que enfrenta o câncer.
Emocionada, Edna diz que “o mais legal é participar com a família de um momento especial, com pessoas que estão passando por essa fase que estou enfrentando, o câncer de mama. Graças a Deus estou superando”.
Cuidar com humanização
A Oncominas tem equipe com profissionais de referência e foca na humanização do atendimento aliada à alta tecnologia. Levar a missão do cuidado no tratamento oncológico é o trabalho da instituição.
O grupo está em todo o Sul de Minas e o diretor executivo anuncia a expansão e novidades. “Vamos inaugurar uma sede em breve, em Poços de Caldas. Sempre trabalhando na região do Sul de Minas e agora estamos tentando expandir para outra região.”
Um novo equipamento foi adquirido e deve revolucionar a agilidade em muitos atendimentos. Tudo isso faz parte dos investimentos em aspectos humanos, estruturais, em benefício dos pacientes.