
Foto: PMPA
A Prefeitura de Pouso Alegre divulgou a lista dos candidatos pré-selecionados do programa Minha Casa Minha Vida. A divulgação aconteceu nesta quinta-feira (25/9). O objetivo do Executivo é que as famílias estejam em seus novos lares em 2026.
Agora, segundo a Prefeitura, será realizado uma busca da Certidão Negativa de Propriedade destas 130 famílias, documento que valida a declaração feita pra família no ato da inscrição, de que não é proprietária de um imóvel.
Com a validação da Caixa Econômica Federal, os dados dos pré-selecionados serão confirmados, garantindo a continuidade do processo até a assinatura dos contratos. A Prefeitura disse que seguirá acompanhando cada fase, assegurando responsabilidade e respeito às famílias envolvidas.
Confira a lista, clicando aqui!
“Depois de mais de uma década sem avanços na área habitacional, estamos resgatando o direito fundamental à moradia. Cada família pré-selecionada está mais próxima de conquistar sua casa própria, e isso reflete o compromisso da nossa gestão com o cidadão trabalhador e honesto que mais precisa de políticas públicas eficazes”, destaca o prefeito Coronel Dimas.
A secretária municipal de Políticas Sociais, Marcela Nascimento, reforça que a iniciativa vai além da entrega de imóveis. “O Minha Casa Minha Vida fortalece vínculos familiares, promove estabilidade e oferece dignidade para famílias que há anos aguardam essa oportunidade. Nossa equipe trabalha com dedicação para garantir transparência e justiça em cada etapa do processo”.
Processo de seleção
A administração citou que o processo foi conduzido de forma criteriosa e transparente, com etapas seguidas por uma comissão de seleção e acompanhada de auditoria externa, sendo, representantes de entidades e controle social.
A entrevista social e avaliação inicial foram iniciadas em 31 de julho, com atendimento a 1.511 inscritos, por meio de questionário elaborado conforme edital. Confira a classificação dos grupos:
- 28% das unidades destinadas a idosos e pessoas com deficiência, titulares da inscrição;
- 50% para beneficiários do Bolsa Família, BPC e pessoas com microcefalia;
- 22% para os demais candidatos elegíveis, conforme critérios de renda (até R$ 2.850,00) e vulnerabilidades previstas em edital.
Critérios de desempate: maior pontuação e a idade foram determinantes na classificação.
Auditoria e validação: a seleção contou com a presença de representantes do Instituto Federal, 24ª Subseção da OAB/MG – Pouso Alegre, Conselho Municipal de Habitação e entidade credenciada representando a organização da sociedade civil.
Entrevistas finais: após homologação da comissão os 130 pré-classificados passaram por nova entrevista social e conferência documental.
Envio à Caixa: a relação dos pré-classificados seguiu para etapa de análise de documentação da Caixa, e o Município aguarda retorno para enviar os dossiês na plataforma digital da Caixa Econômica Federal sendo que essa etapa compõem a fase de análise final.