Ícone do site Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

IFSULDEMINAS abre inscrições para vestibular com mais de 3 mil vagas

Campus do IFSULDEMINAS em Pouso Alegre. Imagem IFSULDEMINAS.

Campus do IFSULDEMINAS em Pouso Alegre. Imagem IFSULDEMINAS

O IFSULDEMINAS abre inscrições para vestibular com 3 mil vagas, em oito campi da região. São 76 cursos técnicos e superiores gratuitos. As inscrições terminam em 14 de novembro.

É a oportunidade de estudar e se qualificar por meio de uma instituição pública com ensino reconhecido em todo o Brasil. As vagas são para os Campi de Pouso Alegre, Inconfidentes, Carmo de Minas, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas e Três Corações.

São 140 vagas só para Pouso Alegre. Tem cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Administração, Edificações, Informática e Química.

Nos técnicos subsequentes no campus tem Química (público geral) e, para Jovem Aprendiz em parceria com a Cimed, também em Química. Os cursos superiores no campus são de Engenharia Civil, Engenharia Química, Matemática e Química.

No campus Inconfidentes são 620 vagas, sendo 105 para o curso técnico integrado de Agropecuária. Nessa modalidade tem cursos de Administração, Alimentos, Informática, Meio Ambiente e Geoprocessamento.

Os cursos superiores são de Engenharias Agronômica, Ambiental , de Agrimensura e Cartográfica, além de Alimentos; Ciências Biológicas, História, Matemática, Pedagogia e Redes de Computadores.

As vagas de todos os campi, número de vagas e período das aulas estão divulgadas no site da instituição. Tem 5% de vagas para candidatos com deficiência (PCD) e 50% para inclusão social pelo sistema de cotas.

Há também a oferta da Licenciatura em Pedagogia na modalidade semipresencial. O aluno cursa metade da carga horária à distância e metade presencial nos polos Muzambinho (MG) ou Bragança Paulista (SP).

Inscrições e seleção

As inscrições devem ser feitas em vestibular.ifsuldeminas.edu.br. O único custo é o da taxa de inscrição, já que os cursos são gratuitos. A taxa é de R$ 10 a R$ 40, a depender do curso escolhido.

Tem isenção de taxa para candidatos que se encaixam em critérios socioeconômicos previstos. O próprio estudante deve solicitar. Os detalhes estão publicados no edital.

A prova presencial será em 7 de dezembro para cursos técnicos integrados, subsequente em Enfermagem e graduações. Nos demais cursos técnicos subsequentes, o ingresso é por sorteio.

Candidatos ao Ensino Superior podem optar pelo vestibular ou por usar a nota do Enem (de 2017 a 2024). Nos cursos superiores, 80% das vagas são por meio de processo seletivo e o restante é pelo SISU.

Novidades

O vestibular inclui o primeiro curso superior do Campus Três Corações, com graduação de Tecnologia em Fabricação Mecânica. A formação é presencial e noturno, com duração de três anos.

No campus Pouso Alegre, a iniciativa recente é o curso técnico subsequente em Química para Jovem Aprendiz. O vestibular 2026 será voltado para a segunda turma dessa capacitação, em parceria com a farmacêutica Cimed.

Os estudantes cursam as aulas presenciais no Campus Pouso Alegre e frequentam atividades práticas remuneradas na indústria. A duração é de dois anos.

Sair da versão mobile