Incêndio na Serra da Pedra Branca destrói 4 hectares e chega ao 6º dia
Fogo atinge floresta nos dois lados da serra, em Conceição das Pedras. Bombeiros retomam combate ao fogo nesta segunda-feira (22/9).
Nayara Andery / 22 setembro 2025Fogo atinge floresta nos dois lados da serra, em Conceição das Pedras. Bombeiros retomam combate ao fogo nesta segunda-feira (22/9).
Nayara Andery / 22 setembro 2025Incêndio na Serra da Pedra Branca. Imagem Bombeiros.
O incêndio na Serra da Pedra Branca, em Conceição das Pedras, destruiu 4 hectares até este domingo (21/9). Bombeiros reiniciam o combate ao fogo na manhã nesta segunda-feira (22/9). O incêndio começou há seis dias (17/9).
A força tarefa para combater o incêndio é formada por Bombeiros, voluntários e integrantes das Defesas Civis de Pedralva, Conceição das Pedras e Cristina. A área atingida é de difícil acesso. A serra fica na região dos três municípios.
Os bombeiros levaram cerca de uma hora para chegar ao topo da serra, na manhã deste domingo (21/9). Do topo, eles identificaram os focos das chamas, que atingiram os dois lados da serra. O fogo se espalhou pela mata fechada e íngreme.
Os militares usaram luvas, perneiras, capacete e óculos de proteção (EPI’s), além de enxadas, gorgui, abafadores e bomba costal para combater as chamas nos locais que conseguiram acessar. Eles fizeram aceiros e limparam a trilha existente para fazer uma linha de contenção do fogo.
O trabalho de combate ao incêndio foi suspenso à noite, devido às dificuldades de acesso e do período noturno. A previsão é que os bombeiros retomem o combate ao fogo nesta manhã (22/9).
Os bombeiros foram acionados na quinta-feira (17/9), por volta de 16h30 para atender queimada rural. Ao chegar ao local constataram que era um incêndio de grandes proporções, da mata até a copa das árvores.
Moradores e Polícia Militar ajudaram no primeiro dia de combate ao fogo. As chamas na região oeste da serra foram controladas. As atividades foram suspensas à noite e retomadas na manhã de sexta-feira (19/9), assim como nos dias seguintes.
A população
O Corpo de Bombeiros orienta a população a evitar o uso de fogo em áreas rurais. As queimadas são registradas com mais intensidade principalmente neste período de seca.
Ao ver qualquer foco de incêndio ligue para os bombeiros, pelo 193. “O acionamento imediato pelo telefone 193 é fundamental para reduzir os danos causados pelos incêndios florestais”, reforça a instituição.
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu