
Superintendência Regional de Ensino de Pouso Alegre. Foto: Terra do Mandu
O Governo de Minas abre inscrições para 50 mil vagas em cursos técnicos gratuitos em diversas áreas. Na Superintendência Regional de Ensino de Pouso Alegre são 2 mil vagas.
São 110 cursos técnicos em mais de 35 áreas, incluindo saúde, tecnologia, indústria, agropecuária e serviços. As capacitações incluem carreiras como Mineração, Mecatrônica e Desenvolvimento de Sistemas, com salários de até R$ 9 mil.
Essa é 6ª edição do Trilhas de Futuro. O objetivo é transformar vidas ao oferecer capacitação alinhada ao mercado de trabalho. Ele também oferece perspectiva de crescimento profissional.
O projeto é voltado para alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio regular, do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e pessoas que já concluíram o Ensino Médio.
As inscrições podem ser feitas até 23 de setembro em trilhasdefuturo.mg.gov.br. Os estudantes ganham ajuda de custo com auxílio-transporte e alimentação, para garantir condições de permanência e conclusão do curso.
Cursos em cada município da região
Os candidatos podem conferir no site do Trilhas de Futuro, a lista de cursos por período da manhã, tarde e noite. Para cada município há uma lista de cursos.
Pouso Alegre tem cursos técnicos em Administração, Design Gráfico, Desenho de Construção Civil, Farmácia Instrumentação Industrial, Mecânica de Precisão, Química, Radiologia, Recursos Humanos, Refrigeração e Climatização, Sistemas de Energia Renovável e Soldagem. As aulas são no SENAI, SEST, Colégio João Paulo II e Grau Técnico.
Para Cambuí a oportunidade é de Curso Técnico em Enfermagem. O local é o Colégio Nilta D’Onofrio de Carvalho.
No município de Extrema, a parceria é com o Senai. O curso é o Técnico em Administração.
Na Superintendência Regional de Ensino de Itajubá participam o município e Paraisópolis. No SENAI Itajubá as vagas são para cursos técnicos em Administração, Design Gráfico, Manutenção de Máquinas Industriais e Meio Ambiente.
Em Paraisópolis tem Curso Técnico em Agropecuária e em Eletromecânica, na Escola Politécnica.
Confira a lista de cursos, municípios participantes e vagas disponíveis pelo site do Trilhas de Futuro.
Chatbot é novidade nas inscrições
O governo estadual lançou um chatbot no site do Trilhas de Futuro. Ele vai ajudar os candidatos em todo o processo de inscrição.
A ferramenta permite tirar dúvidas em tempo real e contar com o apoio de uma equipe para acompanhar cada etapa da candidatura.
Para se inscrever é só acessar o site do Trilhas de Futuro e clicar na aba Estudantes. Podem ser selecionados dois cursos, sendo que a vaga será para um deles, de acordo com as regras do edital.
Todas as informações sobre as próximas fases serão publicadas no site. Os candidatos recebem as informações no e-mail cadastrado.
Sobre o Trilhas de Futuro
O Trilhas de Futuro oferece vagas de ensino técnico por meio de parcerias com instituições públicas e privadas credenciadas. A seleção para as vagas considera a escolaridade e a rede de ensino do candidato.
O Governo de Minas investiu cerca de R$ 2 bilhões no programa até 2025. São quase 90 mil profissionais formados. Atualmente, o projeto tem aproximadamente 73 mil estudantes em formação, em 267 instituições credenciadas.
A iniciativa é uma das maiores do país em capacitação profissional, conta o vice-governador Mateus Simões. “Neste ano, as oportunidades estão distribuídas em ainda mais municípios, chegando a 154 cidades com 110 cursos técnicos diferentes sendo oferecidos em quase 200 instituições cadastradas.”
Rossieli Soares, secretário de educação de MG, destaca os resultados do projeto que segue em expansão. “Tivemos uma série de estudantes que puderam mudar suas realidades e de suas famílias. É nessa direção que vamos seguir.”
O programa integra educação e desenvolvimento econômico no estado. A distribuição das vagas é de acordo com a lista de priorização, que cruza municípios e cursos de acordo com a demanda regional. É a fórmula para formar estudantes conforme as demandas da região onde moram.