O Ginásio do Rosão, no bairro Jardim Olímpico, sedia nas próximas semanas o XVI Torneio Estudantil Mirim de Pouso Alegre (TEMPA). O evento tem cerca de 30 escolas municipais, estaduais e particulares inscritas, com mais de 1.000 alunos-atletas, de 8 a 12 anos, que irão disputar diversas modalidades esportivas.
A cerimônia de abertura, na última quarta-feira (10/9), foi marcada pela entrada das delegações escolares, o hasteamento das bandeiras ao som do Hino Nacional e o acendimento da tocha, simbolizando o início oficial da competição.
Em entrevista exclusiva ao Terra do Mandu, o Superintendente de Esportes de Pouso Alegre, Paulo da Pinta, falou sobre a importância da pasta investir e incentivar a representação de atletas profissionais e amadores da cidade. Ele explicou como os atletas podem solicitar a Lei de Incentivo ao Esporte, que tem ajuda de custo para competições nacionais e internacionais.
Paulo da Pinta ainda citou obras que estão previstas em campos e quadras dos bairros São Geraldo, São João, São Cristóvão, Belo Horizonte e em outros setores. Paulo assumiu a Superintendência de Esportes há cerca de 6 meses.
Foto: PMPA
Estreia do Cheerleading no TEMPA
Um dos grandes destaques do primeiro dia de TEMPA, no Rosão, foi a primeira 1ª Cheerleading da história da competição. A modalidade combina acrobacia, dança e trabalho em equipe e vem se tornando destaque em competições pelo Brasil e no mundo.
No torneio de Pouso Alegre, participaram as escolas: Colégio Vale do Sapucaí – Anglo, Colégio Pouso Alegre, Escola Municipal Doutor Ângelo Cônsoli e Colégio Apogeu. O Anglo conquistou o 1º lugar, seguido pelo Colégio Pouso Alegre (2º), Doutor Ângelo Cônsoli (3º) e Colégio Apogeu (4º).
Foto: PMPA
“Incentivar nossas crianças a vivenciarem o esporte é investir no futuro. O TEMPA é integração, aprendizado e saúde. A estreia do cheerleading mostra como novas modalidades podem enriquecer ainda mais esse torneio que já faz parte da história da nossa cidade”, afirmou Paulo da Pinta.
Agenda esportiva do fim de semana
A Superintendência de Esportes divulgou a agenda esportiva deste fim de semana (13 e 14), que promete movimentar diferentes modalidades dentro e fora do município, com a participação de atletas locais em competições regionais e estaduais.
No sábado, o vôlei pouso-alegrense estará em destaque. A equipe APAV participa da 2ª Indiano Cup de Vôlei, em São Paulo/SP; o VNP Sub-21 disputa a Champions Cup 2025, em Paraguaçu/MG; e a equipe municipal de vôlei adaptado representará a cidade em torneio em Maria da Fé/MG.
No futsal, a equipe feminina disputa a LIDARP em Poços de Caldas, enquanto as seleções masculinas têm compromissos importantes: o sub-9 na Taça Carvalhópolis (Carvalhópolis/MG) e o sub-11 na LIDARP (Campestre/MG). O Clube de Campo Fernão Dias também marcará presença na Copa 2P, em Poços de Caldas.
No futebol, o PAFC Master participa de torneio em Mogi Guaçu/SP. A ginástica artística será representada pelos atletas do Estúdio Luree, em competição da FEDEESP, em São Paulo/SP.
Foto: PMPA
A programação local contará ainda com a Corrida Rock Run, no Rosão, das 12h às 23h, e o campeonato de Muay Thai promovido pelo CT Octoring, em homenagem a professores da cidade e região, das 9h às 16h.
Já no domingo, o VNP Sub-21 segue na disputa da Champions Cup 2025, em Paraguaçu/MG. No futebol, a equipe AABB de futebol feminino competirá em Gonçalves/MG, enquanto o Porto Futebol Clube entra em campo em campeonato regional, em Bom Repouso/MG.
O futsal terá novamente o Clube de Campo Fernão Dias representando Pouso Alegre na Copa 2P, em Poços de Caldas. Já a equipe MLK da Baixada participará do 3º Festival de Pipas, em Borda da Mata/MG. Encerrando a programação, acontece a 2ª Corrida Portas Abertas, no SEST/SENAT, em Pouso Alegre, das 8h às 12h
Caravana da Saúde no Jatobá
Ainda no sábado (13/9), a cidade recebe mais uma edição da Caravana da Saúde, que desta vez será realizada no bairro Jatobá, das 8h às 12h, na sede da Estratégia de Saúde da Família (ESF), localizada na Av. Gil Teixeira, 400.
Foto: PMPA
O projeto tem como objetivo oferecer cuidados, orientações e serviços de saúde de forma prática e próxima da comunidade, fortalecendo a atenção primária e estimulando hábitos de prevenção. A programação contará com uma série de atendimentos gratuitos, entre eles:
- Consultas com dermatologistas e oftalmologistas (com agendamento prévio);
- Agendamentos com médicos clínicos;
- Aferição de pressão arterial e glicemia;
- Testes rápidos e antropometria;
- Auriculoterapia;
- Palestras e roda de conversa sobre prevenção;
- Coleta de citopatológico (exame preventivo);
- Atividades de saúde bucal;
- Atualização do cartão de vacinas.