Inmet lança alerta de tempestade para região; calor continua

Circulação dos ventos e calor impactam em chuvas no decorrer da semana. Alerta de tempestades vale para esta terça-feira (16/9).

Nayara Andery / 15 setembro 2025

Tempo nublado. Imagem Nayara Andery.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta de tempestades para o Sudeste, a partir da meia-noite desta terça-feira (16/9), até às 10h. A região do alerta inclui o Sul de Minas.

O país está com áreas de instabilidade nesta semana, devido ao calor e circulação dos ventos. No Sudeste são esperados até 50 mm/dia, ventos intensos de 40 a 60 km/h e queda de granizo.

A chuva pode ocorrer em áreas isoladas. São 112 municípios de Minas Gerais inclusos na região do alerta, entre eles, parte da região de Pouso Alegre:

Bom Repouso, Brazópolis, Bueno Brandão, Cachoeira de Minas, Caldas, Camanducaia, Cambuí, Careaçu, Carvalhópolis, Caxambu, Conceição dos Ouros, Congonhal, Consolação, Cordislândia, Córrego do Bom Jesus, Cristina, Delfim Moreira, Espírito Santo do Dourado, Estiva, Extrema, Gonçalves, Heliodora, Inconfidentes, Ipuíuna, Itajubá, Itapeva, Jacutinga, Lambari, Maria da Fé, Monte Sião, Ouro Fino, Paraisópolis, Pedralva, Piranguinho, Poço Fundo, Pouso Alegre, Santa Rita de Caldas, Santa Rita do Sapucaí, São Gonçalo do Sapucaí, São João da Mata, São José do Alegre, São Lourenço, São Sebastião da Bela Vista, Sapucaí-Mirim, Senador Amaral, Senador José Bento, Silvianópolis, Tocos do Moji, Toledo, Turvolândia e Wenceslau Braz.

Previsão do tempo para a semana

O prognóstico do Inmet para o período de 15 a 21 de setembro, aponta que a principal região afetada pela instabilidade será o Norte do Brasil, com chuvas de até 100 mm neste período. A combinação é devido à junção de calor, ventos e alta umidade.

Já no Sudeste, continua a situação de baixa umidade do ar, abaixo dos 30%. O ideal recomendado pela Organização Mundial de Saúde é de cerca de 60%.

Mesmo com a baixa umidade, a região deve ter chuvas em áreas isoladas no decorrer da semana, na maior parte de Minas Gerais e oeste de São Paulo. Os maiores volumes de chuva nesta semana devem ser de até 20mm, com mais intensidade na região leste, entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo.

Mais Lidas